Resenha VALDEMAR SGUISSARD para mesclagem

1701 palavras 7 páginas
Língua Portuguesa
Professora Juliana F. Alves
Serviço Social/Pedagogia
Aluno: ______________________________________

Resenha - que gênero textual é esse?
A resenha é bastante confundida com o resumo. No resumo, há apenas uma síntese das ideias do autor. Na resenha acadêmica, além do resumo, há dados que indicam como a obra está divida, notas sobre o autor, a quem a obra é indicada e uma análise crítica do conteúdo do texto.
A resenha é uma junção de informação e opinião crítica, ou seja, ela é um resumo crítico. A função da resenha é fazer com que o leitor tenha uma noção do que vai ver ou ler, por exemplo, um livro, um filme, uma peça de teatro etc.

Algumas dicas de como fazer sua resenha:

1º - Faça referência bibliográfica: descreva os dados bibliográficos; nome do autor, título, editora, cidade, ano de publicação e diretor se for filme.

2º - Apresente a obra: situe o leitor descrevendo em poucas linhas sobre o que se trata a obra.

3º - Descreva a estrutura: quantos capítulos, seções, ou em quantas partes é dividido.

4º - Descreva o conteúdo: Em geral, de 3 a 5 parágrafos, resuma a obra.

5º - Analise de forma crítica: Resenhe. Faça comentários críticos a respeito do tema, usando argumentos, teorias e acontecimentos históricos e sociais. Lembre-se: essa análise jamais deve ser escrita em primeira pessoa.

6º - Recomende a obra: Você já leu, já resumiu e já deu sua opinião, agora diga esse texto realmente é útil para quem? A quem ela se destina? Quem serão os possíveis leitores?

7º - Identifique o autor: Fale brevemente sobre o autor da obra.

8º - Assine e identifique-se: apresente-se.

Agora sua resenha está pronta!

Segue um exemplo de resenha.

SGUISSARDI, Valdemar. Modelo de expansão da educação superior no Brasil: predomínio privado/mercantil e desafios para a regulação e a formação universitária. Educ. Soc, Campinas. vol. 29, n. 105, p. 991-1022. set./dez. 2008. Disponível em : <http://www.cedes.unicamp.br> Acesso em 8 de dez. 2009.

O artigo

Relacionados