Resenha trasnformaçoes das familias do seulo XXI

4965 palavras 20 páginas
As Transformações sofridas pela Família e pela Escola no Mundo Contemporaneo

Por: Flávio Reis dos Santos
Para abordar a família e a escola, consideradas como instituições sociais responsáveis pela instrução e socialização do ser humano, que coexistem das tensões e reciprocidade de suas relações, ocupando a centralidade dos debates da sociedade contemporânea, que se questiona e é questionada sobre a constituição dos conhecimentos e aprendizagens, bem como de sua transmissão e objetivos; optamos por apresentar algumas transformações pelas quais essas instituições vêm passando na atualidade.
Historicamente, o capitalismo ao garantir a manutenção do sistema econômico mundial, provoca mudanças profundas na sociedade, ou seja, ao promover alterações significativas em suas estruturas, mudando regras de sua ordem interna visando garantir a sua existência produz transformações não apenas no campo econômico, mas também no político, no social e no cultural mundial.
As tensões econômicas e sociais integram o todo das transformações ocorridas no mundo e, refletem-se na constituição da sociedade, alterando as suas relações de poder, convivência e sobrevivência. Assim tem sido desde a Revolução Industrial (século XVIII), quando as transformações ocorridas nos meios e modo de produção provocaram uma verdadeira revolução também na vida de milhares (milhões) de pessoas. A sociedade, a partir de então, constituiu-se na dualidade de duas classes sociais: a burguesia e o proletariado, baseada na exploração imposta pela primeira à segunda classe. Novas formas de poder foram estabelecidas e as instituições sociais passaram a apresentar características de um novo tempo, aumentando as tensões sociais (HOBSBAWM, 1998).
A família, por exemplo, constituiu-se em função do pensamento burguês, de forma nuclear com pai, mãe e filhos, com a chefia e mandos centrados na figura paterna. A idéia de que este modelo de família que se tornou padrão no mundo ocidental dos séculos XIX e XX e que

Relacionados