Resenha Sociológica do Filme "Lucas - um intruso no formigueiro"

581 palavras 3 páginas
Resenha do Filme: “Lucas - Um intruso no formigueiro”
Um breve resumo:
Lucas é um menino considerado “pequeno” para os outros meninos da sua idade, apanhava de um vizinho maior e não tinha amigos. Revoltado, ele pega sua pistola de água e frequentemente destrói o formigueiro no quintal de sua casa, aproveitando-se do fato de ser maior que as formigas.
O Chefe do Conselho das formigas fala com o mago do formigueiro e pede uma solução. Ele cria uma poção que reduz o tamanho de um humano ao tamanho de uma formiga. Enquanto Lucas dorme, as formigas o aplicam essa poção e ele é levado para o formigueiro, onde é julgado por crimes contra a colônia e é sentenciado a viver entre as formigas, trabalhar na colônia e tornar-se uma formiga (pensar e agir como uma formiga), tendo como “mentora” a namorada de Zoc.
Vivendo entre as formigas, ele passa a enxergar as coisas de forma diferente. Aprende sobre trabalho em equipe, amizade, coragem, entre outras coisas o valor da comunidade.
Análise do filme do ponto de vista sociológico: O filme retrata vários pontos que podemos destacar no modo de ver sociológico, entre eles, o Bullyng que Lucas sofre e que o motiva a agir de forma cruel com as formigas. O abuso de “poder”, visto que Lucas é maior em comparação com as formigas, ele se prevalece disso para “destruí-las”. Mas, o que vamos destacar neste filme é a DIVISÃO DO TRABALHO SOCIAL.
No ataque à colônia, notamos que todos trabalham de forma coletiva por algo maior, que é o bem-geral da colônia e da rainha. Lutam contra as vespas para proteger a todos, destacando assim a Consciência Coletiva, pois todos trabalham com uma ÚNICA FINALIDADE, porque, embora cada um das formigas tenha sua “consciência individual”, ou realizem diferentes trabalhos dentro da comunidade, a finalidade pela qual trabalham torna-se uma forma padronizada de pensamento, e, podemos basear este conceito no que disse Durkheim: Consciência coletiva é o “conjunto das crenças e dos sentimentos comuns à

Relacionados

  • Realismo
    63783 palavras | 256 páginas
  • em defesa de Cristo
    102807 palavras | 412 páginas
  • O Imbecil Coletivo
    163516 palavras | 655 páginas
  • A técnica do romance
    288143 palavras | 1153 páginas