Resenha sobre o documentário "The impressionists"

533 palavras 3 páginas
Resenha sobre o documentário “Os impressionistas” UNIVERSIDADE DA AMAZÔNIA – UNAMA
CENTRO DE CIÊNCIAS EATAS E TECNOLÓGICAS – CCET
CURSO : ARQUITETURA E URBANISMO
Disciplina : Estética e História da Arte
Professor : Jorge Eiró
Aluna : Yasmim Barros
Turma : 1AUM2

1

A busca pelos efeitos, sensações e impressões iniciaram-se em Paris, entre 1860 e 1870.
Seus pintores procuraram, a partir da observação direta do efeito da luz solar sobre os objetos, registrar em suas telas as constantes alterações que esta luz provoca nas cores da natureza. Ao movimento artístico que revolucionou profundamente a pintura e deu início às grandes tendências da arte do século XX, dá-se o nome de impressionismo.
Esse movimento traz como “bagagem” o rompimento com as tradições acadêmicas dos
Salões de Belas-Artes e a oportunidade de abrir caminho para a pesquisa artística moderna. Sua primeira exposição aconteceu no estúdio do fotógrafo Nadar em 1874, onde obteve “Boulevard des Capucines” como nome.
Seus principais representantes foram Claude Monet, Auguste Renoir, Edgar Degas, Paul
Cézanne e Frédéric Bazille (participou da primeira fase impressionista, onde alistou-se para defender seu país na guerra franco-prussiana e fora assassinado em Borgonha no dia 28 de novembro de 1870). Edouard Manet é um representante forte do impressionismo, porém ele não participou do movimento diretamente.
Com a fotografia, eles puderam reproduzir as imagens com maior fidelidade e, assim, iniciaram os primeiros movimentos contrários à representação clássica da natureza.
Edgar Degas foi o precursor do uso desta ferramenta para captar características que o olho humano não tem a capacidade de perceber. O movimento coincidira, também, com as descobertas no campo da ótica, onde seus representantes utilizaram os efeitos da luz sobre a superfície das coisas nas diversas horas do dia. Sendo assim, não era a pintura que detinha a maior importância e, sim, os efeitos luminosos

Relacionados

  • planejame anual
    24174 palavras | 97 páginas