Print - Fatec - Poupança

6798 palavras 28 páginas
FACULDADE DE TECNOLOGIA DE ITAQUAQUECETUBA
-*-
--
Gestão Comercial – 1º Semestre

A Historia da Caderneta de Poupança

ITAQUAQUECETUBA, SP
2013FACULDADE DE TECNOLOGIA DE ITAQUAQUECETUBA
//
--
Gestão Comercial – 1º Semestre

A Historia da Caderneta de Poupança

Trabalho exigido pela disciplina de Projeto Integrado PRIMT I para obtenção parcial de aproveitamento sob a orientação do --

ITAQUAQUECETUBA, SP
2013
Resumo:
O texto tem a intenção de contar um pouco da historia da aplicação financeira mais popular do país, a caderneta de poupança.
Por consequência passando por parte da historia do Brasil e do povo brasileiro, dos direitos conquistados e outras curiosidades.
A Caderneta de Poupança foi criada a mais de 140 anos junto ao Banco Caixa Econômica da Corte, para incentivar as reservas de dinheiro das classes menos favorecidas, é um investimento conservador e o mais popular do país, pois o aporte inicial exigido é baixo (em alguns casos sequer existe) fazendo com que este, seja acessível a pessoas de baixa renda.
Instituída por decretos e leis, a poupança acompanhou a evolução e conquistas do povo brasileiro desde a escravidão até os dias de hoje, quando temos além da tradicional, outros tantos tipos de caderneta de poupança com outros diversos tipos de rendimento.
Neste trabalho, trazemos também algumas imagens curiosas dos primeiros indícios desse investimento aqui no Brasil, e de forma sintética mostramos a sua mecânica, ou seja, seus vencimentos, incidência de impostos, rentabilidade e afins. Além disso, o artigo contém o Decreto n° 2.723 de 12 de janeiro de 1861 do Brasil Império, na íntegra. Que determina a criação da Caixa Econômica da Corte que está diretamente ligada á criação da Caderneta, este capítulo nos mostrou muito interessante, pois conseguimos perceber não só a primeira regulamentação do Banco, mas também a diferença de linguagem e escrita que temos em relação aos dias de hoje.
Palavra chave: Caderneta

Relacionados

  • Reciclagem
    4311 palavras | 18 páginas