resenha sobre a estória dos surdos

Páginas: 3 (696 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014
Universidade Católica de Brasília
Curso: Física
Disciplina: LIBRAS
Professora: Falk Soares Ramos Moreira e Valícia Ferreira Gomes
Aluno: Igor
Matrícula:
Atividade: Resenha


Brasília, 26de agosto de 2014.


Os Gregos e os Romanos não consideravam o deficiente como um ser humano normal, além de terem a crença de que o deficiente era amaldiçoado pelos deuses, tinham o pensamento deque eles eram incapazes de aprender e de gerir seus próprios recursos. Tal mentalidade perdurou por muito tempo.

Na Idade Média, os monges que viviam em convento faziam um voto de silêncio, nãopodendo se comunicar de forma alguma. Assim foi criado um código por meio de sinais na qual conseguiam se comunicar sem que houvesse a emissão sonora.

Neste período, estes mesmos monges foramchamados pela Igreja Católica para se tornarem responsáveis pela educação das crianças e jovens dos castelos, pois os filhos dos Reis e nobres em geral apresentavam problemas genéticos dentre eles a surdez.Provavelmente tal fato era consequência de casamentos consanguíneos, prática comum entre os nobres.

Na Idade Moderna, as pessoas surdas ou deficientes começaram a ser valorizadas devido aostrabalhos e avanços educacionais. Em 1620 foi idealizado o primeiro alfabeto manual para o auxílio à educação dos surdos, pelo padre Bonet (1579-1633). Os estudiosos passaram, através dos séculos, a tergrande interesse por este tipo de ensino, pois trazia enorme benefício financeiro, já que as famílias que se utilizavam de professores eram nobres.

A partir do século XVII, foi criada a primeira escolapública para surdos, na França, pelo abade Charles Michel de L’Épée em 1760.

O abade Charles-Michael de L’Épée (?-1789) foi um educador filantrópico francês que ficou conhecido como “Pai dosSurdos” e também um dos primeiros que defendeu o uso da Língua de Sinais . Ele teve que aprender a língua de sinais para poder se comunicar com os surdos, referindo-se à língua de sinais com respeito....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha sobre o filme Sou Surdo e Não sabia
  • Resenha sobre o documentário: SOU SURDO E NÃO SABIA
  • O Surdo
  • resenha estoria de quem gosta de ensinar
  • Resenha Primeiras Estórias: As margens da alegria
  • questionários para tcc sobre surdo
  • Resenha de Fundamentos da Educação de Surdos
  • Lei sobre os surdos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!