Resenha sobre A Caverna dos Sonhos Esquecidos

Páginas: 2 (365 palavras) Publicado: 25 de junho de 2014
A Caverna dos Sonhos Esquecidos (Cave of Forgotten Dreams)

Ano: 2010

Dirigido por Werner Herzog | Roteiro por Werner Herzog


Intrigante, misteriosa e magnífica. É assim que descrevo minhavisão sobre a Caverna de Chauvet, um tesouro aos olhos dos Apaixonados pela arte e pela história da humanidade. De modo que, uma das partes mais marcantes para mim, quiçá a mais marcante do filme “ACaverna dos Sonhos Esquecidos (2010)”, do diretor alemão Werner Herzog, é quando ele descreve a sensação de estar
sendo observado constantemente pelos povos paleolíticos, sensação essa que oscientistas também afirmaram ter. Além da sensação de “alívio” ao sair da caverna e voltar a superfície. Isso aguçou minha curiosidade para saber como seria essa sensação, além do fato de a caverna ser umoásis da arte e da história da humanidade. Conhecer esta caverna é um privilégio para poucos, que eu invejo.
A Caverna de Chauvet foi descoberta em dezembro de 1994 e nomeada assim em homenagem aJean-Marie Chauvet, que localizou a caverna que está localizada no sul da França. Segundo cientistas, a caverna foi utilizada por seres humanos em dois momentos distintos. O primeiro, há aproximadamente 30mil anos atrás, e o segundo, há mais ou menos 25 mil anos. A caverna, rica artisticamente, não era utilizada como habitação.
Dezesseis anos após a descoberta por Chauvet em 1994, em 2010, Herzoglançou o filme “A Caverna dos Sonhos esquecidos”. O filme foi premiado em diversos festivais, tal como o “Festival Internacional de Toronto”, foi originalmente lançado em 3D e causou um surpreendenteimpacto positivo em quem assistia. Ao final do filme, Herzog faz uma espécie de denúncia ambiental ao mostrar a usina nuclear localizada próxima a caverna e os perigos eminentes que ela está causando aomeio ambiente.
No filme, com narrativa um tanto quanto “documentária” (ou educativa), Herzog consegue envolver de tal forma o telespectador de modo que, consigamos admirar e nos fascinar com o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha A caverna dos sonhos esquecidos
  • Resenha Caverna dos Sonhos Esquecidos
  • RESENHA CRÍTICA: A CAVERNA DOS SONHOS ESQUECIDOS
  • A Caverna dos Sonhos Esquecidos
  • A caverna dos sonhos esquecidos
  • História-Caverna dos sonhos esquecidos
  • A Caverna Dos Sonhos Esquecidos
  • A caverna dos sonhos esquecidos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!