Resenha sobre Emprendedorismo

Páginas: 8 (1858 palavras) Publicado: 30 de setembro de 2014
UNISUAM
Mestrado em Desenvolvimento Local
Empreendedorismo e Plano de Negócios

Aluna: Mônica S. Oliveira
Professora: Silvia Melo

Resenha
COSTA, Alessandra Mello.; BARROS, Denise Franca.; CARVALHO, José Luis. A Dimensão Histórica dos Discursos do Empreendedor e do Empreendedorismo. Disponível em .

Na introdução o texto discorre sobre as diferentes interpretações do papel doempreendedor ao longo da evolução do capitalismo e trás conceitos de autores e suas contribuições acadêmicas sobre o tema. Para os autores o discurso acerca do empreendedorismo e do papel do empreendedor como agente de desenvolvimento econômico não é neutro, pois são influenciados e ao mesmo tempo construídos pelas relações sociais. Sendo o discurso acerca do tema não apenas o que traduz as lutas ou ossistemas de dominação, mas aquilo pelo que de fato se luta.
Apesar de muitos considerarem o empreendedorismo como um fenômeno relativamente recente, devido ao destaque do tema a partir do século XX, é possível resgatar no texto co-relação entre a formação do capitalismo e o empreendedorismo ao se considerar que as características empreendedoras, guardadas as devidas temporalidades, estavampresentes desde a Revolução Industrial, essa interação capitalismo- empreendedorismo é analisada a partir da expansão nas atividades comerciais, empresariais e manufatureiras.
Autores como Cantillon, Say e Sombart acabaram por destacar características inerentes ao individuo empreendedor, que são atemporárias como seu posicionamento em assumir riscos, o “tino comercial”, a percepção em avaliar eintroduzir novos produtos/serviços ou ainda em modificar os já existentes adequando-os as necessidades do momento. Essas características já se encontravam presentes na formação do capitalismo, tendo inclusive contribuído para o sucesso do mesmo.
A expansão do mercado capitalista, que entre outras características estimula a livre concorrência de mercado, corroborou com o desenvolvimento de competênciasdos empreendedores, estimulando-os a soluções criativas para superar a concorrência. Por sua vez a sociedade capitalista pode potenciar os supostos benefícios gerados pelas inovações e as riquezas dela derivadas trazidas por estes empreendedores.
Embora o conceito de empreendedor tenha se refinado e aprimorado ao longo dos anos, a atitude empreendedora, ou seja, o desejo de fazer “algo a mais”que o destacasse no mercado e conseqüentemente permitisse um maior retorno, seja financeiro e/ou social, continuou sendo a força motriz que impulsionou o surgimento de mais e mais empreendedores.
Nesta lógica, empreendedores são concebidos como indivíduos que impulsionam a máquina capitalista e muitas vezes preenchem a lacuna deixada pelo Estado na geração de trabalho e renda a medida que iniciamseu próprio negócio, deixando assim de disputar vaga no mercado formal ou ainda criando novas vagas geradas por seu empreendimento. Essa atitude é estimulada pelo Estado, que concede benefícios fiscais e financeiros visando a expansão do empreendedorismo e da contribuição do mesmo no desenvolvimento econômico, conforme veremos ao longo do texto.
Embora o conceito de empreendedorismo tenhasurgido séculos depois do surgimento do capitalismo e da expansão de sua lógica pelos mercados globais, sua interação se deu de forma perfeita, pois seu modelo se adéqua perfeitamente ao modelo de desenvolvimento econômico e social pautado pelo capitalismo de mercado, que privilegia o livre mercado, estimulando a concorrência e novas formas de (re) criar empreendimentos.
O empreendedor é visto comoum sujeito econômico, capitalista por excelência, que busca novas formas de inovação no mercado e por conseqüência impulsionam a máquina capitalista. “Desta feita, o empreendedorismo apresenta-se como fundamental para o desenvolvimento econômico, potenciando lucros por intermédio de uma “visão” ou um “espírito” muitas vezes mais pessoal que coletivo” (Costa apud Leite e Melo, 2011, p.183)....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sobre emprendedorismo
  • Resenha sobre o ensaio sobre a dádiva
  • Resenha sobre o livro silvaxsilva
  • Resenha sobre globalização e saúde
  • Resenha sobre a escola clássica
  • Resenha sobre auguste comte
  • Resenha sobre o filme danton
  • Resenha sobre treinamento e desenvolvimento

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!