RESENHA SOBRE CORVISIER

584 palavras 3 páginas
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE – UERN
NUCLEO AVANÇADO DE ENSINO SUPERIOR DE JOÃO CÂMARA
DISCIPLINA: HISTORIA MODERNA I

AUTORA DA RESENHA:
Helena Daiana
TEXTO RESENHADO:
CORVISIER, André. O meio econômico: reconstrução e expansão. In: CORVISIER, André. (Org.). História Moderna. São Paulo: Difel, 1998. P. 29-49. O texto que ora resenhamos se chama “O meio econômico: reconstrução e expansão” e é de autoria do historiador e professor André Corvisier que é especialista em historia militar do século XVII e presidente da comissão internacional de historia militar.
Esse texto é dividido em 24 subtópicos na qual Corvisier (1998) abre a discussão sobre a questão do crescimento demográfico e econômico a partir do século XV na Europa, na qual sendo uma economia basicamente rural esta vem a desenvolver-se e a partir daí aparece o comercio e logo depois o inicio da indústria e também o fortalecimento na economia das cidades. Todas as transformações ocorridas nesse período contribuíram para a expansão econômica que gerará consequências tanto para a política como para a sociedade.
O autor apresenta como se deu o crescimento demográfico e inicialmente os problemas com a produção agrícola e como as cidades sobreviveram, como também o aumento da produção que vai se dar através da expansão das culturas e o uso das importações que vão ser utilizadas para compensar as más colheitas. O trigo vai ser o principal produto a ser comercializado pela sua qualidade, mas as especiarias vindas do Oriente para a Europa vão ser essenciais para o crescimento comercial, alem dos produtos industriais.
Outro importante produto na economia vai ser a indústria da madeira e a do artesanato, alem de outros produtos que se destacaram como analisa Corvisier (1998).
Nesse capitulo podemos observar que várias cidades importantes da Itália e Inglaterra, já adquiriram características do capitalismo comercial, sendo um ponto importante para o desenvolvimento econômico. O autor destaca outro

Relacionados