Resenha sobre Balas autoguiadas

279 palavras 2 páginas
TECNOLOGIA das Balas Autoguiadas

Os cientistas militares da DARPA, a Agência de Projetos de Pesquisa Avançada de Defesa dos EUA, criaram uma bala autoguiada capaz de mudar seu curso mesmo depois de lançada. O impulso é completamente gerado pelo armamento (assim como em projéteis comuns), mas o direcionamento pode ser corrigido pela própria munição.
A invenção é chamada de “EXACTO”, sigla em inglês para “Extreme Accuracy Tasked Ordnance”, que significa algo como “Artilharia de Extrema Precisão”.

Os testes realizados até agora têm sido feitos com munições de alto calibre, sendo compatíveis com metralhadoras .50, cuja bala é capaz de se manobrar no ar para se concentrar no alvo, mesmo que o rifle tenha sido mirado em outro ponto.
O sistema combina uma bala manobrável com um sistema de orientação em tempo real, a fim de acompanhar e levar o projétil para o alvo, permitindo que a bala mude de caminho durante o percurso para compensar quaisquer fatores inesperados que podem conduzi-la fora de curso.

A tecnologia promete compensar vento, poeira e outros fatores, aumentando a precisão e alcance de um atirador e reduzindo o risco de um tiro perdido revelar a localização do atirador.
O grande desafio quando se pretende criar um tipo de equipamento bélico que possa ser autoguiado no caminho dos alvos é evitar que ele se perca nos direcionamentos, por essa razão um dos principais trunfos das “balas autoguiadas” está na trajetória estável. Além disso, o uso dessa bala permitirá fim do desperdício de projéteis, economia de munição e menos danos físicos às pessoas envolvidas.
Fonte de pesquisa: http://www.tecmundo.com.br/tecnologia-militar/35827-balas-autoguiadas-como-elas-poderao-mudar-o-rumo-das-guerras-ilustracao-.htm

Relacionados