RESENHA Significados Das Pr Ticas Corporais No Tratamento Da Depend Ncia Qu Mica

1000 palavras 4 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL – UFRGS
ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA - ESEF

WALTER REYES BOEHL

SIGNIFICADOS DAS PRÁTICAS CORPORAIS NO TRATAMENTO DA DEPENDÊNCIA QUÍMICA

Bases das Práticas Corporais Sistematizadas
Professora Ms. Fabiana Ferreira dos Santos

Porto Alegre,
2013

RESENHA CRÍTICA

O estudo realizado pelos pesquisadores Bacharel em Educação Física, pelo Departamento de Educação Física, da Universidade Estadual de Maringá, Giuliano Gomes de Assis Pimentel, pela farmacêutica e nutricionista Edna Regina Netto de Oliveira Nutricionista e farmacêutica e pela licenciada em Educação Física Aparecida Paulina Pastor Licenciada que produziu o artigo “Significados das práticas corporais no tratamento da dependência química”, se mostra de total pertinência nos dias atuais e com um propósito social muito forte.
No texto, os investigadores se propuseram a relatar, utilizando-se da observação direta e de entrevistas com as recuperandas, quais são as possibilidades de recuperação de mulheres adictas às drogas que se encontravam em recuperação no estabelecimento de uma instituição filantrópica de Maringá, no Paraná. Sendo que, estas são oriundas de famílias com renda abaixo de quatro salários-mínimos, todas alfabetizadas, tendo as mais jovens interrompido os estudos (ensino médio e, no caso de uma, ensino superior) em decorrência do consumo de drogas, com idade entre 19 e 51 anos.
Não somente, através dos relatos dos objetos de estudo (as pacientes), os pesquisadores colheram material para suas impressões, os quais, através dos mesmos, puderam transformar estas sensações em um resultado plural. A observação foi um dos métodos muito utilizado pelo grupo.
Importante salientar que durante o desenvolvimento das tarefas, os estudantes constataram a dificuldade de trazer à tona, através de relatos sensações mais fidedignas; falas mais precisa sobre o processo da recuperação. Os estudiosos encontraram barreiras que não foram transpostas por estas

Relacionados

  • Introduçao ao estudo do direito
    207968 palavras | 832 páginas
  • Hist Ria Da Filosofia Volume 3 Giovanni Reale Dario Antiseri
    189259 palavras | 758 páginas
  • A Invenc A O Do Cotidiano Michel De Certeau 1
    106096 palavras | 425 páginas