Resenha Sert O Cosmopolita

Páginas: 7 (1699 palavras) Publicado: 5 de junho de 2015
SERTÃO COSMOPOLITA: Tensões da Modernidade de Corumbá 1872 – 1918

Segundo o entendimento do poeta Pedro de Medeiros, Corumbá nos primeiros anos de 1900, se assemelhava a uma jóia. Tal Idéia foi reforçada pelos tripulantes do Vapor Coxipó, diante da imagem da cidade iluminada por luz elétrica, em uma noite do ano de 1912. Nesse período ocorre, também, a instalação das primeiras linhastelegráficas, as quais propiciaram um verdadeiro avanço tecnológico para a Cidade Branca, fortalecendo a idéia de integração nacional. Corumbá, no início de século XIX assim como outras cidades em diferentes pontos do país, utilizava a navegação fluvial e a de navios a vapor para o desenvolvimento econômico da região. Outros autores citam que, a liberação dos rios Paraguai-Paraná e bacia Amazônica, entre osanos de 1856 e 1867 possibilitaram maior integração dessa região com outras capitais do país, minimizando o problema de comunicação e tempo do transporte e da maior tonelagem de carga transportada da então província de Mato Grosso, com a Corte no Rio de Janeiro e exterior, inserindo-a ao mercado internacional.
No entendimento do autor, a navegação proporcionou um grande impulso à região, a Vilade Corumbá se tornou um porto que se integrava, através dos rios, a várias cidades e vilas de Mato Grosso, mantendo a sua ligação com as cidades platinas e com a Europa. Essa navegação foi interrompida com a Guerra do Paraguai, voltando a se estabelecer a partir da década de 1870, com o final da Guerra. Contudo, Corumbá foi elevado à condição de cidade no ano de 1878 sendo que, a partir disto, oGoverno Imperial instituiu isenção de impostos possibilitando que várias mercadorias chegassem por preços bem mais acessíveis e novos produtos fossem disponibilizados para consumo havendo, também, incentivo à exportação. Corumbá passou de um povoado de caráter defensivo a um pólo de importação e exportação de mercadorias, se adequando à modernização capitalista e as questões urbanas. Com ocrescimento urbano, vieram contradições e conflitos, além, das disputas de poder e saber, imposições de hábitos e costumes presentes nas relações sociais. Nesse contexto, três espécies de empresas de navegação atuaram na região: a pública, a privada nacional e as estrangeiras, onde a população que dependia desse meio de transporte, seja para comercializar os seus produtos ou se locomover, enfrentavamas irregularidades relacionadas com as saídas das embarcações, sendo o tempo um dos maiores obstáculos a ser vencido. Diante disso, muitas casas comerciais passaram a adquirir suas próprias embarcações, favorecendo um regime de trocas comerciais e monopólio da navegação e do comércio na bacia do Paraguai. Para o autor outro problema, referente à navegação, de difícil resolução era o fato de quepara as embarcações chegarem ao Mato Grosso era necessário passar por três países diferentes: Uruguai, Argentina e Paraguai, sendo este último, um motivo de preocupação para os brasileiros, por conta da relação conflituosa deste com o Brasil. Para muitos, Corumbá, era o ponto final do transporte internacional, mas para que esse comércio fosse significativo a navegação era realizada por navios demaior calado, facilitando o transporte de maior quantidade de mercadorias o que, na verdade, contribuiu para que a cidade se tornasse pólo de distribuição. Além disso, havia os constantes problemas referentes ao ciclo natural das águas, na região pantaneira, que dificultava e, por vezes, até impedia esse tipo de transporte mercantil, propiciando o comércio através de embarcações de pequeno porte.
Deacordo com o autor, vários jornais e periódicos locais, foram de extrema importância para o desenvolvimento cultural e histórico da sociedade corumbaense. Porém, este meio de comunicação considerava a vastidão natural do pantanal como um obstáculo, difícil e até impossível a ser vencido, associando o vazio demográfico à idéia de sertão. A luz elétrica, construção de linhas telegráficas e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sert O
  • Resenha da obra "ideia de uma história universal de um ponto de vista cosmopolita", de immanuel kant
  • OS SERT ES
  • A sociedade Cosmopolita
  • Constitução cosmopolita
  • Grande Sert O
  • Os Sert es
  • Projeto Sert o

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!