Resenha PRONTAAAA

516 palavras 3 páginas
Universidade Castelo Branco
Ciências Biológicas – Bacharelado - 1° Período

Oliver Sacks

“Prodígios”

Rio de Janeiro/ RJ
2015

Aluna: Grace Kelly da Rocha de Sousa

“Prodígios”

Resenha apresentada para a disciplina Psicologia Geral e na Saúde, no curso de Ciências Biológicas, da Universidade Castelo Branco - UCB

Professora: Maria Rosa

Rio de Janeiro/ RJ
2015
O livro Um Antropólogo em Marte foi lançado no Brasil em 1995. O autor, Oliver Sacks, é um neurologista com grande habilidade para narrar distúrbios neurológicos complexos, de forma que o leitor acaba sendo completamente absorvido pelas incríveis histórias de vida de seus pacientes.
Os pacientes de Sacks surpreendem o leitor e o próprio neurologista, pela capacidade adaptativa e criativa para conviver com doenças neurológicas devastadoras. “PRODÍGIOS”
A Síndrome de Savant vem do termo francês savant que significa sábio. A síndrome recebe também outras nomenclaturas como Savantismo e síndrome do Idiota- Prodígio (na época em que tal nome fora utilizado o termo “idiota” era técnico)
Este conto perpassa a história do autismo, destacando suas causas, as quais podem ser biológicas ou adquiridas.
Neste capítulo o autor vem relatando formas diferentes de um autismo, Crianças-prodígios não são, é óbvio, necessariamente retardadas ou autistas, Quase todos esses savants citados nesse capítulo têm poderes prodigiosos de memória.

Sacks evidencia essa proposição explicitamente, quando lança mão de dados comparativos entre os savants. Questiona, entre outros fatores, o papel do “contexto social” no curso da história da vida desses indivíduos. O que é fundamental é o papel que esses artifícios desempenham no comportamento. No caso do “Pintor daltônico”, as alterações realizadas no ambiente, No caso “Ver e não ver”, podemos exemplificar outras formas de reorientação do comportamento. Enquanto um indivíduo cego, podemos inferir que o paciente desenvolveu uma capacidade diferenciada

Relacionados