Resenha Patologia

Páginas: 4 (808 palavras) Publicado: 19 de maio de 2014

Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Centro de Ciências da Saúde


Marília Graziele









Resenha










Santo Antônio de Jesus- BA
2010

Angela ReisArilsangela Conceição
Marília Graziele








Resenha - Retinoblastoma: Prováveis caminhos para o seu desenvolvimento.
















Santo Antônio de Jesus- BA
2010Resenha Crítica:

O artigo escrito por Alana Queiroz Bastos e Tarsília Salvador Costa granduandas em enfermagem pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia tem como tema Retinoblastoma: Prováveiscaminhos para o seu desenvolvimento. Retinoblastoma, segundo as autoras, consiste em um tumor intra-ocular maligno, raro, com características histopatológicas próprias e comuns a neoplasmas, originadodas células da retina em desenvolvimento, no qual, manifesta-se unilateralmente ou bilateralmente sendo unifocal ou multifocal e apresentando forma de crescimento esofítica, mista ou difusa.
Estecâncer, que apresenta célula de origem neural, apresenta capacidade de crescer mais rapidamente que o aporte sanguíneo disponível e tem como principal sinal clinico um reflexo branco na pupila tanto noscasos esporádicos, quanto nos adquiridos hereditariamente, resultante de uma mutação germinativa no gene supressor de tumor, o mesmo responsável pela suscetibilidade ao retinoblastoma, e este sinalclinico é perceptível porque que o gene, o qual sofreu mutação é transmitido como um traço autossômico dominante.
No que se refere a sua origem, a retinoblastoma é calculada estatisticamentecomo decorrente de dois eventos mutacionais. A “primeira etapa” uma alteração genética é herdada de um dos pais afetados (hereditariedade), enquanto que a “segunda etapa” ocorre mutação numa das muitascélulas de retina, sendo que para produzir um neuroblastoma é necessário mutações que envolvem o gene RB localizado no cromossomo 13q14, d 13q14, desta forma os alelos normais do lócus RB devem...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • resenha critica: conceito de normal em patologia
  • patologia
  • Patologia
  • patologia
  • Patologia
  • PATOLOGIA
  • patologia
  • patologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!