Resenha Papanek - Capitulo 3

259 palavras 2 páginas
Design Gráfico
Resenha crítica do livro Arquitectura e Design, Ecologia e Ética - Victor Papanek – Capítulo 3. Edições 70 Ltda – 1995.

A beleza além dos olhos, sustentando novos ideais.

Para entendermos melhor a beleza do design sustentável, o livro apresenta um breve relato sobre os pensamentos e técnicas da elegância fria desenvolvida na escola de design Bauhaus na Alemanha. Um estilo de arte clássico que foi adaptado por imitações baratas de apologistas que julgavam seus produtos dizendo “como posso fazê-lo melhor?”.
A arte vai além da decoração, o modo de decorar nem sempre surge a partir da criatividade, mas também por meio de costumes, culturas e meio ambiente.
Papanek menciona o ”design para desmontar”, surgido em meados dos anos 90, cujo principal objetivo é criar objetos de forma que possam ser desmontados facilmente para reutilização dos mesmos e até mesmo tendo outras funções de uso.
A partir desse período começam a surgir uma nova forma de design inovador e sustentável, os produtos passam a ser fabricados com recursos naturais e acabam ganhando novos aspectos em seu design.
Apesar de ser um risco na produção de alguns produtos pelo baixo lucro, os objetos sustentáveis contribuem muito para o meio ambiente e podem ser utilizados nas diversas áreas como saúde e educação, além disso, a produção também possui um baixo custo.
A sustentabilidade é uma responsabilidade social e econômica e está ligada diretamente ao meio ambiente. Saber utilizar os recursos naturais para o desenvolvimento do planeta e preservação do meio ambiente pode gerar um lucro muito maior do que o financeiro.

Relacionados

  • RESENHA PAPANEK CAP 03 R
    619 palavras | 3 páginas
  • Design e arte: campo minado
    100257 palavras | 402 páginas