RESENHA PAPANEK CAP 03 R

619 palavras 3 páginas
Nome: Bruna Barbosa Jacinto RGM: 1506334-8
Curso: Design Gráfico
Período: Noturno

ARQUITETURA E DESIGN – ARQUITETURA E ÉTICA –CAP. 3 – Sobre o espiritual. do design PAPANEK, Victor. Sobre o espiritual do design. Victor PAPANEK. Arquitetura e Design – Arquitetura e Ética. Lisboa: Edições 70, Outubro de 2007 ISBN 978972-44-1496-6.

Resenha

O autor acredita que o design tem um poder de influenciar nossas vidas e o meio ambiente. Diz também que é necessário ter responsabilidade, ética e valores espirituais no design e na arquitetura sem descaracterizar o produto final (um telefone em forma de pato ou um despertador com formato de perna), sendo assim, podemos encontrar um modo de vida sustentável e harmonioso, explica também a função da beleza questionando a convicção da Bauhaus de “Se funciona bem, será belo”, onde questiona: “Se funciona bem a fazer o quê? Será belo em que sentido?”. Um exemplo disso é a espingarda de 22 mm, ao meu ver o fato de ser um objeto para tirar vidas não impede que outras pessoas como Papanek vejam beleza em seu formato.
Ao criar um novo objeto, devemos pensar em como desmontá-lo e reciclá-lo depois de terminada sua vida útil. Isso é tão importante como projetá-los bem. Devemos desperdiçar o menos possível e aproveitar o que se desperdiça. Papanek nos dá exemplos simples para a compreensão disso como o das sobras de couro, usadas com marca páginas ou envolvendo cabos de talheres para facilitar o uso para pessoas com dificuldade em manuseá-los.
Outro fator importante é sobre a participação das pessoas nas opções que os designers apresentam. Para se conseguir um design apropriado, devemos unir outras áreas, como por exemplo, bebês, crianças e idosos, ambos possuem necessidades especiais onde os designer podem explorar um amplo espaço para saciar as mesmas deste público.
Muitos utensílios e dispositivos que apresenta ao longo do livro só existem apenas como protótipos. O autor diz que o risco e o baixo lucro desincentivam empresas a

Relacionados