Resenha Palestina - Uma nação ocupada (Joe Sacco)

330 palavras 2 páginas
Resenha
SACCO, Joe. Palestina – uma nação ocupada. São Paulo: Conrad Editora do Brasil, 2000.
Andreza J. Foureaux – 1JORN

O livro é uma experiência jornalística do autor Joe Sacco que viajou e teve uma temporada de dois meses em Israel e nos territórios palestinos para entender o funcionamento do lado árabe na guerra árabe-israelense. A mídia tornou esse conflito extremamente mistificado, colocando os judeus em um papel de inocentes e transformando os palestinos vilões da história. Joe Sacco nos levar a entender que não há lado certo e errado nesse contexto e é por isso que ela se torna um conflito interminável.

Joe cria então um novo gênero em que mescla jornalismo e quadrinhos para mostrar as “histórias por trás da História” de forma marcante. Ele reúne histórias de vida de gente comum e da guerra entre os palestinos. Os cenários se caracterizam por hospitais, vilas, mercados, histórias do dia-a-dia de quem vivia naquele momento a opressão de uma guerra. Além disso, ele presenciou conflitos e abusos do exército israelense, cenas que não foram mostradas na mídia. Os desenhos integram a história que está sendo contada com a realidade, fazendo um contraponto com nosso imaginário.

Entre os personagens dessa história encontram-se jovens e velhos, pessoas que tiveram suas casas invadidas, homens que foram presos e torturados. Em contraste com o jornalismo sincero mostrado pelas convicções dos personagens nas histórias, Sacco contextualiza datas e eventos importantes do conflito. Além da visão poli angular da história para que possamos a partir da vivência deles moldarmos nosso ponto de vista sobre esse conflito devastador que se faz presente.

Apesar de o autor ser extremamente favorável à causa palestina, o brilho principal da obra continua intacto com notas de sarcasmo e bom humor. É uma maneira interessante de adquirir conhecimento cultural e político sem se integrar de textos maçantes e mergulhar de cabeça em uma história real tão profunda.

Relacionados

  • Sociologia Para Jovens Do S Culo XXI Hellip
    244837 palavras | 980 páginas