Resenha neoliberalismo e educação sônia alem marrach

864 palavras 4 páginas
Sônia Alem Marrach leciona na UNESP-Marília, é autora de vários livros, sobre os quais se destacam o enfoque sócio-educacional. No texto ‘Neoliberalismo e educação’ a autora traça no decorrer das linhas, paralelos entre vertentes do liberalismo, ambas envasadas no que diz respeito à sociedade e educação.
Este é um conjunto que, segundo suas pretensões, evidencia a predominância da essência capitalista neoliberal, reproduzida através da educação dentro da sociedade.
No mundo cada vez mais globalizado, como Marrach faz referência em seu texto a Octávio Lanni, a "globalização da globalização” carece de tamanha excelência, eficácia e acima de tudo produtividade para seu desenrolar; e na escola, obviamente, que esse fenômeno de universalização encontra meios para reproduzir seus preceitos.
No liberalismo clássico a educação era indissolúvel dos direitos sociais e políticos do indivíduo, este que possuía papel dentro da sociedade ao exercer sua função de cidadão. São liberdades e direitos que posteriormente serão podados para responder ao constante aumento do mercado das grandes potências mundiais que carecem de interdependência e liberdade, bem como da menor intervenção do estado em suas relações de comércio. Surge então, no período em que os EUA detém a hegemonia do planeta, como classifica a autora, a ideologia neoliberal, esta que veio como antídoto ou artifício à falta de subsídio ao desenvolvimento do processo de universalização das economias, que obviamente, necessitaria de mão de obra melhor preparada para suprir suas expectativas. Quando no liberalismo clássico a liberdade era um direito do indivíduo quando cidadão, na concepção neoliberal, esta liberdade deve favorecer às grandes organizações de comércio. A liberdade que não abdicavam os neoliberais era sobre o movimento do capital, acreditando que a economia é resiliente e autorregulável e não carecia de intervenções estatais para se ajustar.
Começa então na educação, o que se pode chamar de

Relacionados

  • Resenha sobre o texto Neoliberalismo e Educação de Sonia Alem Marrach
    466 palavras | 2 páginas
  • adaministração
    2182 palavras | 9 páginas
  • Unid2 Ativ4paulofreire Umabiobibliografia
    289717 palavras | 1159 páginas
  • Sociologia Ensino M dio
    114010 palavras | 457 páginas