RESENHA moulage

472 palavras 2 páginas
RESENHA “CORPO, FORMA E TÉCNICA: INTER-RELAÇÕES NA CRIAÇÃO DE MODA”.
De acordo com Rosa, Poelking (2001) na moda, os processos de criação estão ligados à adequação de elementos e informações já existentes com potencialidades ainda inteiramente não percebidas. Cria-se sobre o existente, mas especialmente sobre possibilidades ainda latentes, sobre o devir, que configuram novas significações por meio das quais se desdobra a dinâmica social.
O texto relata o lugar da modelagem no passado, abordando alguns fatos da historia da indumentária como na Idade Media onde a roupa em geral encontrava-se associada ao ato de esconder o corpo. Mais tarde com a Renascença, a forma humana foi valorizada, característica do Período Medieval, foi à busca do corpo em destaque. Um elemento de destaque foi à questão do tecelão e do alfaiate, onde, o primeiro até então era uma profissão de destaque, pois era ele o responsável pela fabricação e qualidade dos brocados, veludos e tafetás. O aperfeiçoamento das técnicas de construção das roupas retirou em parte a autoridade do tecelão, transferindo-a ao artesão-costureiro e ao alfaiate tornando-se uma arte altamente especializada e complexa elevando assim a profissão ao topo da cadeia naquela época.
O potencial criativo do designer foi um dos principais tópicos do texto, onde é apontado como observador do mundo, reconhecendo e decodificando sentidos ainda não identificados, ordenando, formando e criando novas significações formais com base em sua própria experiência. Demonstrando então o designer com ser capaz de explorar a construção formal da vestimenta, resultando em novas possibilidades estéticas. É resaltado a interelação do corpo e do vestuário, sendo a moda expressada através do corpo moldando e exibindo suas formas reais e o corpo em uma relação de aceitação ou negação da plástica corporal, tendo exigências, dentre outras, condições climáticas ou sociais em que o sujeito se encontra e que exigem dele uma determinada postura.
Ainda é

Relacionados

  • Resenha Moulage Como Recurso Criativo
    486 palavras | 2 páginas
  • Moda
    617 palavras | 3 páginas
  • Resenha texto Moullage
    876 palavras | 4 páginas