Resenha livro “o que é sociologia” - carlos benedito martins

Páginas: 5 (1023 palavras) Publicado: 1 de junho de 2013
O livro o que é sociologia mostra que podemos entender a sociologia como uma das manifestações do pensamento moderno e que a sua origem não é obra de um único filósofo ou cientista, mas sim o resultado de um conjunto de pensadores que se juntaram para compreender as novas situações de existência que estavam passando.
O século XVIII passou por uma dupla revolução – a industrial e a francesa.A sociologia apareceria somente um século depois, por volta de 1830, mas são os acontecimentos que ocorreram pela dupla revolução que a precipitam e a tornam possível.
As consequências da rápida industrialização e urbanização levadas rigorosamente pelo sistema capitalista foram tão visíveis quanto trágicas, pois aumentou a prostituição, o suicídio, o alcoolismo, o infanticídio, acriminalidade, a violência, surtos de epidemia de tifo e cólera. É claro que a miséria também atingia o campo, principalmente os trabalhadores assalariados.
O aparecimento do proletariado e o papel histórico que ele desempenha na sociedade capitalista é um dos fatos de maior importância relacionados com a revolução industrial.
A revolta dos trabalhadores atravessaram diversas fases, como adestruição das máquinas, sabotagem, explosão de algumas oficinas, crimes e roubos, criando assim associações livres e formação de sindicatos.
Mas com essa organização tiveram como consequência que os “pobres” pararam de se confrontar com os “ricos”, gerando assim a classe operária. Com isso eles tomaram consciência dos seus interesses e começaram a se organizar para enfrentar os donos dosinstrumentos de trabalho, então começaram a produzir seus próprios jornais, sua própria literatura recebendo criticas da sociedade capitalista e tomando o socialismo como alternativa de mudança.
Então a sociedade passa a se transformar em um problema que deveria ser investigado.
Os pensadores que viam essas transformações, começaram a se preocupar e pensar em colocar determinadas modificaçõesna sociedade.
Reuniam-se e debatiam sobre as correntes liberais, conservadoras e socialistas.
Boa parte dos temas de analise e reflexão da sociologia foi retirada das novas situações como, por exemplo, a situação da classe trabalhadora, o surgimento da cidade industrial, as transformações tecnológicas, a organização do trabalho na fábrica etc.
O surgimento da sociologia deve se arevolução industrial e pelas novas condições de existência por ela criadas.
Para Francis Bacon (1561 – 1626), a teologia deixaria de ser a forma principal de pensamento, criando assim, espaço para uma dúvida metódica.
Nos trabalhos de Adam Ferguson (1723 – 1816) esta a orientação que acrescentava que para o estudo da sociedade era necessário evitar especulações. Ferguson e Baconpensavam da mesma forma, de que é a indução e não a dedução que nos revela a natureza do mundo.
No século XVII, os iluministas insistiam numa explicação da realidade baseada no modelo das ciências da natureza.
Ao tomar poder em 1789, a burguesia investiu contra os fundamentos da sociedade feudal, procurando construir um Estado que protegesse e incentivasse a empresa capitalista. O objetivodessa revolução não era só mudar a estrutura do Estado, mas sim mudar radicalmente a antiga forma de sociedade, com suas instituições tradicionais, seus costumes e hábitos, e ao mesmo tempo promover profundas inovações na economia, na política e na vida cultural.
Depois de algum tempo a burguesia se assusta com a própria revolução.
A tarefa que os fundadores da sociologia assumem é a deestabilização da nova ordem. August Comte é muito claro quanto a isso. Para ele, a nova teoria da sociedade deveria ensinar os homens a aceitar a ordem existente deixando de lado a sua negação. Comte dizia que a sociedade era “positiva”.
A França no século XIX, estava se tornando uma sociedade industrial, mas essa industrialização causava aos operários franceses miséria e desemprego....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha
  • RESENHA, O QUE É SOCIOLOGIA DE CARLOS BENEDITO MARTINS
  • Resumo Livro o que Sociologia Carlos Benedito Martins
  • Resumo livro "O que é sociologia?"
  • Fichamento do livro
  • O que é sociologia de carlos benedito martins
  • fichamento sobre o livro o que é sociologia de Carlos Benedito Martins
  • Resumo do livro "O que é Sociologia" de Carlos Benedito Martins

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!