006680772518

946 palavras 4 páginas
Resenha crítica: O que é sociologia
IMMES (Instituto macapaense de melhor ensino superior)

O presente livro, constituído por Carlos Benedito Martins, 1948, procede da 38ª. Ed. da (coleção primeiros passos) da editora brasiliense, que faz parte do grupo da (câmara brasileira do livro, SP, Brasil). Sua primeira edição foi em 1982 e em 2002 sua 58ª reimpressão. Carlos Benedito Martins é sociólogo, graduado e mestre em Ciências Sociais pela PUC de São Paulo, É doutor em Sociologia pela Universidade de Paris, onde apresentou a tese “Le Nouvel Enseignement Supérieur Privé au Brésil (1964 – 1983): rencontre d’une demande sociale et d’une opportunié politique”.

“capitulo primeiro: O surgimento” – resumo
O capítulo primeiro do livro “O que é sociologia”, de Carlos Benedito Martins entende-se que a sociologia surge a partir da concepção de que é o resultado de uma tentativa de compreensão de situações socias radicalmente novas , criadas pela então nascente sociedade capitalista com a perda de identidade do sistema feudal até então existente na Europa do Séc. 18.
O primeiro capítulo faz alusão ao princípio da sociologia, que podemos compreendê-la como uma forma de manifestação do pensamento moderno, sendo uma nova área do pensamento científico ainda não incorporada. Não surge por mero acaso, mas sim como instrumento de análise sobre uma sociedade afetada anteriormente em paralelo as grandes revoluções decorrentes, industrial e francesa, no entanto a questão não prende-se somente a esses acontecimentos, abrangendo também as modificações nas formas de pensamento. A partir daquele momento o modelo sistemático capitalista atrairia as massas populacionais e os forçariam a quebrar seu antigo regime patriarcal, forçando os pequenos proprietários de terra e os artesãos a se deslocarem para os centros urbanos onde se concentrava uma nova forma de governo em que os obrigariam a vender sua força de trabalho para a burguesia controladora de todo meio de produção, a imposição

Relacionados