parix

1267 palavras 6 páginas
TRABALHO E O FENÔMENO DA ALIENAÇÃO NA PRÁXIS SOCIAL
Marcela Carnaúba Pimentel 1
RESUMO
No decorrer deste texto apresentaremos o resultado de uma prévia investigação acerca trabalho e o fenômeno da alienação na práxis social, buscando compreendê-los em seus fundamentos ontológicos. Para o entendimento da categoria fundante do ser social recorreremos ao pensamento de Marx e de Lukács, pois entendemos que somente através da perspectiva ontológica é que se pode compreender esta categoria. Para a compreensão, mesmo que de forma preliminar, do fenômeno da alienação, que é considerada um complexo que pertence ao mundo dos homens e sempre relacionada à totalidade social, permaneceremos sob o ponto de vista ontológico do filósofo marxiano György Lukács.
Palavras-chave: trabalho; alienação; capitalismo.
ABSTRACT
Throughout this text we will present there sult of a previous research work on the phenomenon of alienation in social praxis, trying to comprehend them in their ontological foundations. To understand the basic category of the social to the thinking of Marx and Lukács, as we understand that only through the ontological perspective is that you can understand this category. For understanding, even in a preliminary way, the phenomenon of alienation, which is considered a complex that belongs to the world of men and always related to the social totality, will remain under the ontological point of view of Marxist philosopher Gyorgy Lukács.
Keywords: work; alienation; capitalism.
1 Estudante de Pós-graduação. Universidade Federal de Alagoas (UFAL). marcelacarnauba@hotmail.com
1 INTRODUÇÃO
Pretendemos através deste estudo, entender a categoria social do trabalho levando em consideração o seu papel fundamental no cerne da sociabilidade humana, e sua relação com o fenômeno da alienação, já que é através do trabalho que todo o desenvolvimento do ser social se desdobra, não deixando de levar em consideração as suas especificidades e influências

Relacionados

  • Resumão história igreja
    6135 palavras | 25 páginas