RESENHA LIVRO HIST RIA CONCISA DO BRASIL

Páginas: 6 (1301 palavras) Publicado: 6 de junho de 2015
FACULDADE DE CIÊNCIAS GERENCIAIS DE MANHUAÇU
FACIG








RESENHA
LIVRO: HISTÓRIA CONCISA DO BRASIL





CAROLINE FERREIRA
1020044
CURSO: SERVIÇO SOCIAL PERÍODO: 2º











MANHUAÇU / MG
2014


CAROLINE FERREIRA
1020044









RESENHA
LIVRO: HISTÓRIA CONCISA DO BRASIL






Resenha apresentada ao curso deServiço Social na Faculdade de Ciências Gerenciais de Manhuaçu baseado no livro História Concisa do Brasil, com respectiva análise crítica.











MANHUAÇU / MG
2014

INTRODUÇÃO
Boris Fausto (São Paulo, 8 de dezembro de 1930) é um historiador e cientista político brasileiro. O seu livro História Concisa do Brasil, indicado para vestibulandos, é um dos mais profundos e atualizados sobre o tema.Nascido em uma família de imigrantes judeus, frequentou o chamado curso primário e o ginasial do Colégio Mackenzie e o ciclo colegial do Bento. Concluiu, respectivamente, graduação e mestrado em Direito e História pela Universidade de São Paulo. Escreve freqüentemente artigos para diversos periódicos nacionais, entre eles a Folha de S. Paulo. Neste texto, relata a aventura portuguesa em busca deespeciarias e novas terras, culminando com a descoberta do Brasil.

O BRASIL COLONIAL (1500-1822)

No inicio do século XV, Portugal após a consolidação da monarquia, depois da “revolta do povo miúdo” a centralização do poder, a busca por recursos como ouro, especiarias e escravos pra fortalecer a monarquia, a necessidade do comércio pelos burgueses que apoiaram a monarquia e a repressão sofridapelos fidalgos, fizeram da expansão marítima, um projeto nacional. Isso se deu graças à tecnologia de instrumentos de navegação e capacidade de produzir embarcações e conhecimento de longas navegações que Portugal havia conhecimento. Isso tudo motivado, por busca de novos povos, paraísos, além de recursos naturais e especiarias, muito usadas na época, para temperar os alimentos que sem conservaçãoapodreciam. O estado era absolutista e esta surgindo uma nova ideologia a do “bem comum” que justificava o poder do rei, que com o surgimento de uma administração colonial, formado por um grupo escolhido pelo rei, essa administração enfraqueceu o poder do rei. O surgimento da sociedade colonial é baseado no principio da exclusão, onde os cristãos novos, negros, são impuros de sangue não podendoreceber títulos e nem ocupar cargos de prestigio, que foi mudado coma criação em 1773 da Carta-Lei, que acaba com a distinção dos cristãos em novos e velhos. O primeiro centro urbano de colonização foi no Nordeste, onde estavam concentradas as atividades econômicas, como produção açucareira e a construção de engenhos, já o sul era a periferia, mesmo urbanizado, mas sem vínculos com a economiaexportadora. Os maiores centros açucareiros da colônia, foram a Bahia e Pernambuco, devido sua localização próximo aos centros de exportação européia e aos portos de escoamentos da produção.







O BRASIL MONARQUICO (1822-1889)

A consolidação da independência ocorreu em pouco tempo, os EUA já já reconheciam a independência do Brasil em 1824, e também devido a interesses financeiros e políticos já eramreconhecidas pela Inglaterra também. Após a falsa independência, o objetivo era construir um estado nacional e garantir a unidade, estavam em busca de uma constituição, que foi criada em 1824, dando direitos a todos os indivíduos inclusive escravos. Com a divulgação das ideias republicanas, as revoluções ganham força no Brasil, tendo inicio em 1824, em Pernambuco com Frei Caneca, líder popular queseria fuzilado futuramente. Devido a uma revolta contra o império, o enfraquecimento de o apoio militar e as ideias republicanas havia a necessidade de um rei nascido no Brasil, Dom Pedro II, filho de D. Pedro I, que foi pra Europa em busca de novas conquistas e deixou o filho no trono, que só seria ocupado uma década depois após a sua maioridade, enquanto isso o sistema de governo foi chamado...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha Do Livro Hist Ria Da Imprensa No Brasil I
  • Resenha Sobre Hist Ria Econ Mica Do Brasil
  • Uma Hist Ria Com Um Livro Dentro
  • No Livro Hist Ria Da Psicopatologia
  • Hist Ria Do Brasil
  • Hist Ria Do Brasil
  • Hist ria do Direito no Brasil
  • A Hist Ria Da Radiologia No Brasil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!