Resenha -Hotel Ruanda e Tempos Modernos

Páginas: 7 (1531 palavras) Publicado: 31 de outubro de 2014
HOTEL RUANDA
Hotel Ruanda é um filme baseado em fatos reais, que narra um fato importantíssimo e triste na história da África, o genocídio de Ruanda.
Com a neocolonização europeia na África, no século XIX, a partilha da África é totalmente marcante na história do continente, que será responsável por diversos episódios ocorridos no século XX. A régua que é passada na África pelo tratado deBerlim deixa em posse da Bélgica o Estado de Ruanda, que, assim como no continente africano inteiro, sem exceções, a demarcação feita faz com que um território abrigue várias etnias diferentes, com culturas amplamente variadas dentro de um mesmo território, gerando assim vários conflitos entre os povos africanos desde então.
Ruanda, em comando da Bélgica era, a mando do país europeu, governadapela etnia dos Tutsis, mas depois de um tempo o governo Bélgico deixou o país sendo governado pela etnia que antes era a reprimir, os Hutus. A partir de então os oprimidos se tornam os opressores. Uma intensa e fatal rivalidade é travada entre os Hutus e os Tutsis.
Em 1994, quando a ONU está em Ruanda, é desencadeada uma guerra civil, em meio à considerações de paz neste Estado. É um conflito alémdo ideológico, do cultural, os Hutus tomam isso como uma vingança contra os Tutsis, um ódio insano e desumano, que será responsável por um dos massacres mais horríveis da história, mas como uma própria personagem do filme relata: "As pessoas viram na televisão, e exclamaram como aquilo era horrível, e voltaram para os seus jantares”.
Os direitos humanos são totalmente deixados de lado, a ONUapresenta falhas quando diz que está pronta para evitar conflitos, e não para resolvê-los. O mundo assiste, inerte, como em um grande e horrendo espetáculo um massacre de um povo, que pelos seus antepassados, são punidos no presente (1994), de forma injustificável.
O ódio é semeado, espalhado e se transforma em terror sem que nada seja feito. Vemos que nem sempre os direitos humanos sãorespeitados, que povos foram destruídos em meio à ambição capitalista, um continente que sofreu os mais diversos atrasos em relação ao resto do mundo, que, mesmo passado séculos desde as primeiras explorações na época das grandes navegações, ainda resta marcas profundas que lhes foram impostas e que moldaram a África de uma forma que dividiu povos, reprimiu-os e os fez à margem do mundo. Um mundo que fechouos olhos à África.
TEMPOS MODERNOS
"Tempos Modernos", uma das obras mais aclamadas de Chaplin, merece o renome e a fama. É uma obra genial que retrata a realidade da população proletária europeia do século XIX e XX de forma bem humorada e que traz uma crítica forte, porém sutil sobre o modo de vida do trabalhador europeu e a exploração sofrida.
A história começa com um grupo grande de homensindo para as fábricas trabalhar, a história retrata em especial um trabalho (Chaplin) que desenvolve Transtorno Obsessivo Compulsivo por causa de seu trabalho de apertar parafusos, é a única coisa que o trabalhador sabe fazer por causa do modo de produção fabril, onde cada operário exerce apenas uma função em especial e a repete inúmeras vezes, diferente do trabalho manufatureiro do século XVI EXVII, onde o trabalhador lidava com o produto como um todo, e não apenas uma parte dele.
Este modo de produção fabril, caracterizada mais que um modo de produção, mas influencia na vida do trabalhador que, como depende daquilo para sobreviver, desenvolve apenas uma habilidade específica de acordo com a aplicação do seu trabalho, ele não tem diversas funções, ele não sabe mais nada, apenas a suafunção com operário, isso se torna causa da restrição mental e trabalhadora do homem no século XIX e XX.
O capitalista se importa, apenas, com a produção e o lucro de sua fábrica, então aumenta cada vez mais a velocidade do trabalho dos operários em nome do lucro, descondirando que está lidando com vidas, que têm limitações físicas. Muitas vezes, os operários nem sabiam o que estavam produzindo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha filme hotel ruanda
  • Resenha Hotel Ruanda
  • Resenha do filme hotel ruanda
  • Resenha do filme hotel ruanda
  • Resenha do filme hotel ruanda
  • Resenha "hotel ruanda"
  • Resenha critica Hotel Ruanda
  • Resenha crítica hotel Ruanda

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!