web operaes de paz em um mundo globalizado

128265 palavras 514 páginas
O tema das operações de paz é assunto de máximo interesse não apenas para os tomadores de decisão brasileiros mas para todos os que observam os rumos que a política de defesa e segurança brasileira tomará sob os novos parâmetros econômicos e políticos do país.
À medida que esmera seu perfil para refletir sua nova influência no continente sul-americano e no mundo, o Brasil crescentemente adota elementos da conduta característica de uma potência emergente. Isto ocorre, contudo, em cenário no qual as operações de paz têm passado por um processo de transformação, com o surgimento de vários temas que simbolizam a tensão entre inovação e continuidade.
De importância primária é a relação entre os direitos dos Estados (soberania) e os direitos dos indivíduos (Direitos Humanos). Esse debate está encapsulado, inter alia, no debate em torno ao conceito de responsabilidade de proteger (R2P), que, embora endossado e operacionalizado pelas Nações Unidas, encontra fortes resistências, sobretudo de algumas potências emergentes de tradição soberanista. O surgimento da R2P deu lugar a um debate vivo sobre sua ligação com o uso da força nas intervenções, inclusive nas operações de paz. Enquanto diminuiu o uso da força dentro do quadro de guerras tradicionais, cresceu seu uso em nome da manutenção da paz e da segurança internacionais. Este fenômeno colocou países como o Brasil, que rejeita firmemente o uso da força, frente ao dilema de uma crescente divisão nas operações de paz entre as de imposição da paz e as tradicionais.
A tradicional posição brasileira em relação à soberania – interpretada como um conceito absoluto, daí derivando a adoção do princípio de não intervenção em assuntos internos de outros Estados – torna difícil a conciliação plena com o conceito inovador de R2P, que evolui sempre, mas como elemento determinante da atuação do Conselho de Segurança. A posição brasileira, ao mesmo tempo, permitiu a introdução de algumas inovações no debate internacional, como os

Relacionados

  • Ciencias socias resenha
    160807 palavras | 644 páginas
  • administração de empresas
    20595 palavras | 83 páginas
  • Lic. Computação
    30880 palavras | 124 páginas
  • como funciona a economia
    92785 palavras | 372 páginas