Resenha GUMPERZ, J. J. Convenções de contextualização. In: RIBEIRO, B. T. e GARCEZ, P. M. Sociolinguística Interacional. São Paulo: Edições Loyola, 2002

513 palavras 3 páginas
Em GUMPERZ, J. J. Convenções de contextualização. In: RIBEIRO, B. T. e GARCEZ, P. M. Sociolinguística Interacional. São Paulo: Edições Loyola, 2002 o autor e pesquisador aborda as interações conversacionais, Gumperz faz uma intensa reflexão sobre as noções de contexto, intersubjetividade, compreensão mútua e sobre o uso da língua em geral. Por meio de exemplos obtidos através de entrevistas audiovisuais, observações documentadas e análises, nos expões que existem interferências conversacionais que definem as características das diversas interações verbais. Dentre essas características as citadas pelos organizadores da obra (RIBEIRO, B. T. e GARCEZ, P. M) são: a contribuição da pragmática; a teoria dos atos da fala que surgem como subsídio para a compreensão dos processos de interferência conversacional; a perspectiva da comunicação face a face; elocução a partir de sua inserção em uma sequencia conversacional; Construções hipotéticas sobre os propósitos comunicativos e a condição do falante em relação a seu conhecimento de mundo como condição ecológica.
O objetivo de Gumperz é, sobretudo, evidenciar as diversidades linguísticas sem depender das categorias sociais. Para o autor “As diversidades linguísticas funcionam como um recurso comunicativo nas interações verbais do dia-a-dia” (GUMPERZ, 2002, p. 150).
Como parte dos propósitos comunicativos estão, como citadas no pelo autor, as pistas de contextualização que são definidas como traços linguísticos que contribuem para sinalização de pressuposição contextual e é a identificação ou não dessas pistas que definem uma (A) sincronia conversacional. Entre os fenômenos de contextualização definidos como pistas estão expressões pré-formuladas, fenômenos de alternância de código, sinais prosódicos, lexicais e sintáticos.
Ao exemplificar seus estudos o autor utiliza, entre as muitas interações constantes do texto, uma conversação entre um casal que ilustra as diferenças de interpretação em uma locução que faz com que

Relacionados

  • Letramento
    7035 palavras | 29 páginas
  • 7969 19193 1 PB 4
    52119 palavras | 209 páginas
  • refer curric vol1
    137590 palavras | 551 páginas