Resenha Gest o participativa uma experi ncia na Amaz nia

576 palavras 3 páginas
RESENHA: Gestão participativa: uma experiência na Amazônia Julio César Vasconcelos – Consultor organizacional (Artigo publicado no Jornal Estado de Minas – Coluna RH em 04/10/09)

Aluno:
Curso:

Júlio César Vasconcelos conta uma experiência profissional vivida na década de 90, enquanto trabalhava em uma empresa do grupo vale no norte do estado do Pará. O autor participou da implantação de uma Gestão Participativa denominada pela empresa de “Projeto Supervisor”, projeto este que tinha como objetivo melhorar o clima organizacional, a qualidade de vida dos empregados, o relacionamento interpessoal e consequentemente melhorar a produtividade, e, para isso estabeleceram um canal de comunicação entre os empregados e a direção da empresa, para que assim pudessem escutar o que os empregados tinham a dizer e, em contra partida a empresa prometia tentar solucionar os problemas levantados em um prazo de 45 dias.

No inicio do projeto, em uma das primeiras reuniões, o autor presenciou um grande impasse que colocava em risco o projeto, um empregado que apesar de estar um pouco recioso em sofrer repressão com o que queria dizer, levantou e acusou um supervisor que ali estava de ser ignorante, e que não sabia tratar as pessoas e que se o programa fosse mesmo sério, alguma providência tinha que ser tomada, pois daquele jeito não dava mais para continuar.

Diante deste problema o autor perguntou ao funcionário se era um pensamento apenas dele ou de toda a equipe, e todos seus companheiros se manifestaram ao seu favor. O autor que era o mediador da reunião tinha em suas mãos uma difícil missão de resolver aquele impasse, pois não podia crucificar o supervisor na frente da equipe e também não poderia deixar de escutar os empregados, o que colocaria em duvida a credibilidade do programa que acabava de começar. Para sua sorte o supervisor de maneira rápida questionou os funcionários, se pelo menos uma vez algum deles o tinha

Relacionados