Resenha filme Amistad

Páginas: 3 (558 palavras) Publicado: 22 de setembro de 2014
O filme Amistad, narra a história baseado em fatos reais de negros africanos traficados pelo navio espanhol La Amistad no ano de 1889, período pós-abolição do tráfico transatlântico.
Na costa deCuba durante a viagem, um dos prisioneiros por nome Cinqué consegue se libertar das correntes, e com a ajuda de outros africanos assumem o comando do navio negreiro La Amistad e matam a tripulaçãodeixando apenas dois espanhóis, para que conduzisse o navio de volta para a África, pois os negros africanos não conheciam a técnica da navegação, e tiveram que confiar nestes tripulantes espanhóis pararetomarem à sua terra natal, no qual os enganam por um grande período até serem capturados por um navio americano. A partir daí é travada uma longa batalha judicial, com a coroa espanhola, traficantesde escravos e comerciantes americanos reivindicando a posse dos negros africanos, já que o tráfico de negros era uma “mercadoria humana” muito rentável na época. Em primeira instância, os prisioneirosafricanos são julgados pelo assassinato da tripulação do navio, mas o rumo do julgamento tomou outro destino envolvendo o tratado entre Estados Unidos e Espanha (1795), no qual a coroa espanholaalegava direito de posse sobre os prisioneiros alegando que o navio é seu e os prisioneiros devem ser devolvidos. Todos alegavam direitos sobre os escravos aprisionados, e muitos movimentos abolicionistase de direitos humanos protestavam pela liberdade dos prisioneiros e o retorno ao seu país de origem.
Para a sua defesa, o grupo de negros contam com a ajuda do advogado Roger Baldwin, que consegueprovar de certa forma que a prisão dos negros é ilegal, provando que a origem dos prisioneiros era de serra Leoa, foi uma tentativa importante, mas ainda não tivera êxito, então Roger Baldwin foiorientado pelo abolicionista John Quincy Adams, para que os africanos contassem sua própria história de vida de cada um. Mas o Baldwoin não fala o idioma dos africanos, e por sorte encontrou um jovem...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • RESENHA DESCRITIVA DO FILME: AMISTAD
  • resenha do filme amistad
  • Resenha critica filme amistad
  • Resenha filme
  • Resenha do filme amistad
  • Resenha crítica filme amistad
  • Resenha Critica do filme Amistad
  • Resenha critica filme amistad

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!