Resenha - fil os mais espertos da sala - eron

1089 palavras 5 páginas
ENRON – OS MAIS ESPERTOS DA SALA

O filme começa com imagens do prédio da Enron e um narrador questiona as ações de um desconhecido. As cenas seguintes se passam após a falência da empresa e mostra testemunhos de pessoas envolvidas no escândalo e entrevistas de alguns funcionários da Enron, mostrando o drama vivido pelos envolvidos ativa ou passivamente neste escândalo. Em seguida, são mostradas cenas após o julgamento dos responsáveis pelas fraudes e do suicídio de John Cliff Baxter, um dos grandes nomes da empresa, além de uma parte do testemunho de Jeff Skilling, o principal responsável pelo escândalo, que, declara-se inocente.

O documentário segue rico em detalhes das ações realizados pela diretoria e ao mesmo tempo intercala com entrevistas de analista econômicos e de mercado. Também de funcionários. É feito uma breve biografia de Ken Lay, o criador da Enron e amigo pessoal da família Bush e de um possível envolvimento do presidente dos EUA com o escândalo. Mostra de que forma as ações da empresa se valorizaram vertiginosamente em poucos anos, fazendo com que a Enron se tornar a 7ª empresa do EUA e uma das maiores do mundo na área de energia.

O filme define que o marco para a fraude desenvolvida pela Enron, foi a permissão que o orgão responsável do governo da regulamentação das empresas, de inovar o método de contabilidade, o que era conhecido como “mark to market”, método esse que permitiu a Enron contar ganhos projetados de contratos de energia a longo prazo como receita corrente. O filme evidência também a participação de várias pessoas nesse esquema além do mentor Jeff Skilling, como por exemplo: Ken Rice, Cliff Baxter e Lou Pai, sendo o último o responsável pela posteriormente fracassada EES (Enron Energy Services) e quem mais lucrou na empresa, apesar da falência e que no filme deixa no ar quem efetivamente era essa figura soturna Lou Pai. As práticas não-ortodoxas desenvolvidas por esses homens cada vez mais afundava a empresa e ao mesmo

Relacionados