resenha ensaio sobre a cegueira e o direito público e privado

Páginas: 6 (1421 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
josé saramago

Autor

Saramago, filho e neto de camponeses, nasceu dia 16 de novembro de 1922. Seus pais imigraram para Lisboa com José Saramago quando ainda bebê. Escritor, argumentista, dramaturgo, contista, romancista, teatrólogo, ensaista e poeta, ganhou Nobel de Literatura de 1998. Saramago é conhecido pelo seu ateísmo e iberismo. Com dificuldades economicas na família, Saramago nãoconsegue ingressar na universidade. Sempre demonstrou seu interesse pelos estudos e pela cultura, os quais o acompanhou até sua morte. Um escritor quase sempre polêmico, se introduz de maneira investigadora na sociedade contemporânea, impondo perguntas sobre questionamentos da sociedade capitalista e a razão da existencia humana. O uso de uma línguagem culta com correções ortográficas não eram aprincipal preocupação de Saramago. Seu enfoque era nas frases e períodos compridos, marcando sua forte sensação de fluxo de consciência, chegando a fazer com que o leitor se confunda com seu real pensamento. Com estas características, seu estilo único o torna um mestre no tratamento da língua portuguesa.

Falece aos seus 87 anos, vítima de leucemia crônica.

Interpretação da Obra

O filmeensaio sobre a cegueira começa com um rapaz que, misteriosamente adquire uma cegueira instantânea. A cegueira que permeia redores, desconhecendo seu obstáculo (ser humano), desperta a mão acolhedora em prol do rapaz. Começa ai uma onda de desespero.
Sociedade, como já definia os filósofos, começa a partir do momento em que uma ou mais pessoas começam a discutir e criar leis, garantindoprimeiramente seus interesses individuais, para aí então desenvolver normas que serão regidas para o controle socio e economicamente da formação de uma sociedade.
A cegueira se torna uma epidemia. De individuo para individuo, corre o desespero da perca da visão, pois quem um dia vislumbrou a redores seu crescimento nas mais variadas áreas, a política mantando seus altos e baixos e até mesmo ocrescimento da soberania do Estado, hoje se depara com o problema que parece superar o poder divino de observar e enxergar o clarão. Seu efeito devastador superou os problemas que temos com o futuro, o que irá acontecer no mundo amanhã, que envolve a Soberania do Estado.
Ensaio sobre a cegueira depende das atitudes de seu olhar e o modo de se ver. Olhar no sentido de percepção visual, consequênciasfísica do sentido humano da visão. O autor traz em seu livro a seguinte epígrafe: ''Se podes olhar, vê. Se podes ver, repara.'' Reparar é dar satisfações, notar, perceber, etc.
Saramago promove assim, um jogo entre as palavras humanização e desumanização, que envolve as barbáries a qual as pessoas se submetem quando "ascendem" ao poder (como a restrição de comida para as alas em troca de objetos devalor ou favores sexuais). Configura ainda, estado de crise as quais passam as sociedades capitalistas do século XX, nas quais, frequentemente os limites entre civilização e barbárie são rompidos.
No momento em que o "mal branco" começa a se alastrar pela cidade, temos indícios de que são excedidos os domínios do controle, o que faz com que as autoridades da cidade tomem a seguinte atitude de"confinar" os cegos em um manicômio desativado.
Aqueles que foram submetidos a se isolarem, tem perca total da noção de tempo, higiene, ordens do Governo, crises, violência, etc. As regras do que é humano são quebradasem nome do abuso da força pelo mais forte, predominando o instinto de sobrevivência do homem.
Quando saem do manicômio porque foi posto fogo na cama de uma das alas, são expostos auma realidade animal, pois aquele que agia para manter a sociedade e os direitos individuais foram afetados. Precisam se acostumar a um novo mundo, a realidade que foi modificada pela cegueira. Começar a se organizar já é uma forma de enxergar.
Aprender a se educar novamente, adaptando-se a essa nova vida, foi aliada para se manterem agrupados para irem em busca de comida e abrigo para se...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ensaio sobre direito publico e privado
  • Ensaio sobre cegueira Resenha
  • Resenha Ensaio sobre a Cegueira
  • Resenha Ensaio Sobre a Cegueira
  • resenha ensaio sobre a cegueira
  • Resenha Ensaio sobre a cegueira
  • Resenha ensaio sobre a cegueira
  • Resenha Ensaio Sobre a Cegueira

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!