Resenha-Educação a distância - Lourdes Cristina.pdf

1009 palavras 5 páginas
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL – UAB
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO TOCANTINS – UNITINS
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
18 MARÇO 2013

LOURDES CRISTINA COELHO RODRIGUES

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: CONCEITOS E DESAFIOS

MORAN, J. M. O que é Educação a Distância. Universidade de São Paulo.
Disponível em: . Acesso em: 16 mar. 2013.

José Manuel Moran é graduado em Filosofia pela Faculdade Nossa Senhora
Medianeira,
Mestre em Comunicação e Doutor em Ciência da Informação.Especialista em projetos inovadores na educação presencial e a distância. PALMAS/TO
1

1.

RESUMO DA OBRA
O artigo busca conceituar a educação a distância, ao mesmo passo que

de forma sutil a contrapõe em relação a educação presencial. Essa contraposição não busca referenciar ou validar qual a melhor modalidade de educação, mas utilizálas de forma conciliatória como modo de se alcançar uma educação de qualidade aliada a utilização de novas tecnologias.
Inicialmente, o autor conceitua a educação a distância enfatizando a separação espaço/temporal entre professor e aluno e a utilização de tecnologias como ferramentas para diminuir essa separação.
Torna-se fator de relevância o apontamento da preferência em utilizar o termo educação a distância em vez de ensino presencial, pois este tem ênfase na figura do professor e não no processo de ensino-aprendizagem.
Moran ressalta que a educação a distância pode ser realizada em quaisquer níveis, porém é mais adequado na educação de adultos por entender que há uma maior maturidade do aluno, já que estudar em um curso a distância requer disciplina e comprometimento deste.
São apontados aspectos conceituais que também mudam quando se trata das duas modalidades de educação existentes, como curso e aula.
A partir desses tópicos, defende que a educação a distância passa por uma fase de transição, em que a educação presencial começa a aceitar elementos que até então eram utilizados apenas nas modalidades a distância, bem como o

Relacionados