YUE864658IU

344 palavras 2 páginas
Resposta 1-
Ao conceituar o Terceiro Setor como o conjunto das organizações constituídas por agentes privados, mas com finalidade de produzir bens e serviços públicos, foi possível dar-lhe uma identidade distinta dos outros setores, permitindo sua visualização.

O legado mais importante da realização deste trabalho, contudo, talvez seja o de instalar a transparência das ações realizadas em parcerias com o setor público. De fato, uma vez instalado o Guia do Terceiro Setor na Internet, problemas graves e frequentes, como o desconhecimento do desempenho da entidade para a qual se está repassando verba, das fontes de financiamentos a que ela teve acesso, da sua capacidade de gerenciamento dos mesmos e da sua inserção na comunidade do entorno, poderão ser naturalmente minimizados.

Portanto, essa contribuição será decisiva ao fortalecimento do Terceiro Setor para a evolução e o aperfeiçoamento da implementação de políticas compensatórias, visando as populações mais necessitadas, e para a macroeconomia, uma vez que permitirá o conhecimento das estatísticas reais de um importante segmento da atividade econômica, geração de emprego e cidadania.
O propósito é que ao longo do tempo, ao se cristalizar uma metodologia de captação e organização de dados do Terceiro Setor, especialmente aquela parcela que envolve as pequenas entidades comunitárias, parceiros venham a se tornar, via Internet, centros de referência para coleta e consultas mais detalhadas de informações relativas ao Terceiro Setor, sobretudo aquele de perfil mais comunitário.
Percebemos que serão muitas as dificuldades, desde compor parcerias eficazes e sensibilizar dirigentes do setor sobre a importância e fidedignidade das informações relativas às suas entidades, até desenvolver e aperfeiçoar instrumentos eletrônicos de coleta de dados, solucionar problemas metodológicos conceituais (como, por exemplo, decidir sobre a melhor forma de classificar as atividades desenvolvidas pelas entidades),

Relacionados