Resenha dos textos: universidade brasileira: visão histórica e papel e a perda da identidade e da autonomia da universidade brasileira no contexto do neoliberalismo.

Páginas: 4 (928 palavras) Publicado: 22 de maio de 2012
Instituto Mineiro de Educação Superior- IMES
Curso: Docência do Ensino Superior
Disciplina: Organização e Função Histórica Social e Política Superior no Brasil
Professor: Flávio Ramos
Alunas:Alciléia Vaz do Nascimento
Flávia Pietrina do Livramento Lamarão

MINGUILI, Maria da Glória, CHAVES, Adriana Josefa e FORESTI, Miriam Celi Pimentel Porto. Universidade brasileira: visão históricae papel social. UNESP.

PAULA, de Maria Fátima. A perda da identidade e da autonomia da universidade brasileira no contexto do neoliberalismo.

RESENHA

Os textos enfatizados trazem relevantesdiscussões e reflexões acerca do ensino superior ofertado nas universidades públicas e na criação de faculdades particulares que segundo as estudiosas do assunto em questão consideram que a partir do anode 1980 aconteceu uma banalização do ensino superior, haja vista que o saber difundido no espaço escolar não articula a formação integral do sujeito da ação educativa para a conquista de suacidadania.

Embasadas em Paulo Freire que escreveu que, quem perde suas raízes perde sua identidade, Minguili, Chaves e Foresti provocam reflexões a respeito do papel das universidades hoje. Segundo aspesquisadoras houve significativo aumento do número de escolas de ensino superior e de universidades particulares, em meio às lutas das universidades públicas federais e estaduais por mais verbasorçamentais. Outra situação destacada é, que após quase trinta anos em vigor da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9394/96 a expansão do ensino superior deu início, sob a forma de universidadesprivadas e também as comunitárias.

Ainda segundo as autoras, que buscaram pressupostos teóricos em Saviani (2004), a reforma educacional surgiu para atender as demandas de jovens desejosos por ingressarnas universidades e reivindicações de professores para que fosse abolida a cátedra. Na verdade o anseio por autonomia universitária, a abertura de mais vagas procurava atender aos interesses de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Contexto em que surge a universidade brasileira
  • Resenha: Neoliberalismo e Universidade.
  • Visão historica da educação brasileira
  • A educação da universidade brasileira
  • Cotas raciais nas universidades brasileiras
  • Sistema de cotas nas universidades brasileiras
  • Segurança pública em universidades brasileiras
  • Fichamento: o papel da universidade no desenvolvimento local: experiências brasileiras e...

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!