Resenha dos Ritos Naciremas

Páginas: 3 (504 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
Resenha Ritos Corporais entre os Nacirema
A antropologia até hoje está familiarizada com os costumes dos diferentes povos, que até mesmo os mais exóticos não são assim tão surpreendentes. È o queacontece com os nacirema, um grupo norte-americano que foi alvo de estudos do professor Linton, e a maior questão apontada foi os ritos corporais feitos por esse povo, que traz arcas de masoquismo.Apesar do que não aparenta ser, a cultura nacirema é baseada na economia de mercado, pois o povo em si dedica-se ao mercado, ao trabalho e aos desenvolvimentos de “remédios” exóticos que utilizamdurante os seus rituais, uns ate mesmo tenebrosos por tanta tortura, e acreditem, as maiores são direcionadas ao sexo feminino.
Os nacirema tem uma grande preocupação com o físico e com a saúde, grandeparte dos rituais deste povo, é destinada ao corpo, melhoras, questões de autoestima, e a cura de doenças, principalmente espirituais, pois para os nacirema, a possessão de demônios no corpo humano épossível, e destinado a acontecer desde pequeno.
Têm rituais entre os nacirema que são obrigatórios, como os com sacerdote- de-boca, que ocorrem a cada um ano, e o curioso é que o sacerdote para eles écomo um dentista para nós, ir aos rituais é a mesma coisa que irmos a uma limpeza bucal, porem entre eles é algo torturoso, pois eles têm pavor e fascinação pela cavidade bucal, pois eles acreditamque há influencia sobrenatural, assim a “limpeza” é de grande tortura, com perfurações que machucam muito, mas para os nacirema, isto é normal e deve ser feito. Há também os ritos com osmédico-feiticeiros, que são bem torturosos também, principalmente com as mulheres, pois são dedicados a estética pessoal da pessoa.
É importante ressaltar que cada nacirema também tem em sua casa, poções eencantamentos mágicos destinados a uma função, que são guardados em um cofre na parede como uma espécie de “santuário”, e logo abaixo deste cofre uma pia batismal onde os nacirema se banham com a água...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ritos corporais entre os Nacirema
  • Ritos de passagem Nacirema
  • RITOS CORPORAIS ENTRE OS NACIREMA
  • RITOS E COMPORTAMENTOS DA CULTURA NACIREMA
  • Resumo “Ritos Corporais entre os Nacirema”
  • Ritos corporais entre os Nacirema
  • “Ritos corporais entre os Nacirema”
  • Resenha Nacirema

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!