Resenha nairema

452 palavras 2 páginas
* CONTANDO DE OUTRA FORMA * *
Autor (s) da resenha: Brunielli Silva Arantes * R.A.: 627.624.523-6 E-mail: brunielli.arantes@aedu.com

“Os grandes estúdios procuram descrever as diferentes culturas existentes no mundo, e por isso dificilmente se impressionam, até mesmo com comportamentos mais exóticos. Mas os Naciremas apresentam aspectos jamais vistos”.
Há aproximadamente uns vinte anos atrás, os Nacirema começaram a chamar a atenção de estudiosos devido a sua cultura peculiar. Trata - se de um grupo Norte americano, localizado entre o Canadá e o México. Caracterizam-se por uma economia altamente desenvolvida. O que chama a atenção nesse povo são os seus ritos corporais, que ocupam uma parte considerável do seu dia, pois a aparência e a saúde assomam interesse dominante entre essa população.
Este povo de cultura diferenciada possui em sua casa um santuário onde todos os moradores passam todos os dias logo assim que acordam. Nele há uma espécie de um cofre embutido na parede onde são guardadas as porções magicas que são adquiridas através de um profissional especializado, o medico – feiticeiro. Esses especialistas tem um templo supremo o Latipsoh, onde são levados os doentes que precisam de um treinamento mais elaborado. Os ritos nesse templo são muito cruéis, esse médicos – feiticeiros fazem coisas extremas e mesmo que não se resolva é preciso efetuar o pagamento. Entre esses profissionais existe um especializado na boca, no qual realizam ritos chocantes, eles utilizam instrumentos parecidos com brocas e agulhas que são uma tortura.
A um tipo de crença que fazem com que ritos de jejuns tornem as pessoas gordas e magras e banquetes cerimonias para fazer gordas as pessoas magras. Além disso, há um “Doutor- Bruxo” que tem o poder de exorcizar demônios, pois os nacirema acreditam que os próprios pais podem amaldiçoar os filhos.
O mais incrível de tudo é que esse povo são nossos conhecidos e a sua cultura está por toda a parte, pois os Nacirema

Relacionados