Resenha – documentária da BBC sobre o Átomo

750 palavras 3 páginas
O documentário da BBC – Atom apresentado pelo físico Jim Al Khalli mostra a retomada de uma teoria central cuja função é explicar a constituição da matéria: a existência de átomos. O documentário apresenta os diversos conflitos enfrentados por duas gerações de físicos - a nova geração e os tradicionalistas – na tentativa de tentar descrevê-lo.

A ciência sempre sofreu influências da sociedade e a influenciou também. No século XIX, com a Revolução Industrial, cientistas buscavam maneiras mais eficientes de usar o vapor e para que isso acontecesse precisavam entender o processo do mesmo. Boltzmann retoma uma teoria já apresentada pelos gregos como solução para explicar a constituição da matéria. Segundo ele, tudo seria feito de constituintes básicos: os átomos. No entanto, se considerarmos Kuhn, novos paradigmas não são aceitos instantaneamente na comunidade científica. Logo, Boltzmann foi ridicularizado e acabou por suicidar-se.

Um fato que contribuiu para a aceitação dos átomos foi a retomada de um experimento de Brown, quando Einstein ligou o movimento de grãos de pólen à existência de partículas minúsculas na água. Um novo paradigma se estabelece estando pronto para ser aperfeiçoado.

As mudanças de descrição do átomo apresentadas no documentário se encaixam com a epistemologia de Lakatos. A existência de átomos na constituição da matéria seria o núcleo firme e as descrições do mesmo seriam hipóteses auxiliares para evitar a falsificação dessa teoria central, o que se chama de cinturão protetor.

Uma das observações mais marcantes para o entendimento da estrutura atômica foi a emissão de uma estranha e poderosa energia do elemento Urânio. Vários cientistas começaram a explorar essas emissões. Entre eles: Rutherford e seu experimento de bombardeamento de uma folha de ouro com partículas alfa (emitidas pelo elemento rádio). A partir desse, Rutherford deduziu um átomo muito diferente do que se esperava: constituído por um núcleo muito pequeno e positivo,

Relacionados

  • As Mascaras do Ateismo
    111075 palavras | 445 páginas
  • a filosofia contemporanea
    48166 palavras | 193 páginas