RESENHA DO TEXTO: PARA COMPREENDER A CIÊNCIA – CAPÍTULO 8

Páginas: 2 (499 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
Maria Amália Andery, graduada e pós-graduada em psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo em 1975 e 1990, respectivamente. Trabalha na área da pesquisa no campo da Psicologia dodesenvolvimento da relação do comportamento verbal e não verbal e dos processos de seleção e variação da cultura e as suas práticas culturais segundo uma perspectiva da análise do comportamento. Aoescrever o capítulo 8, do livro ‘‘Para compreender a ciência’’ tinha a intencionalidade de transmitir ao leitor o conhecimento da transição do feudalismo ao capitalismo e o produto deste acontecimento.Ela utiliza-se de alguns tópicos descritivos e de linguagem acessível ao público leitor. Deste modo percebemos que o texto é apresentado de forma bem didática e coerente e em síntese, revela osacontecimentos primordiais para o entendimento do contexto histórico-político-econômico-social humano atual.
O feudalismo tinha aspectos baseados no trabalho de relações servis, onde o poder eradescentralizado, a economia era agrícola de subsitência e exclusivamente amonetária. O comércio era realizado em torno das trocas dos produtos e a terra era a proprieade mais valiosa da época. Com arevolução burguesa os princípios se inverteram. A terra antes valorizada deixou de ser prioridade, para dar lugar ao dinheiro e o trabalho passou a ser assalariado, permitindo ao trabalhador vender a suaforça de trabalho em troca de um salário nem sempre coerente a realização do mesmo.
O capitalismo, como sabemos, revolucionou as bases da existência humana. Através de lutas constantes se manteve nopoder e conseguiu implementar sua imagem, exploratória das dinâmicas econômicas sociais.
A propriedade privada virou marca desta sociedade capialista, juntamente com a valorização do consumismo. Aexpansão marítima e as cruzadas cooperaram para o rápido desenvolvimento do comércio e o estado começou a intervir na economia por meio de atividades que incentivavam o desenvolvimento da indústria...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • para compreender a ciencia capitulo 7
  • Para compreender a ciência
  • resumo de alguns capitulos de como compreender a ciência
  • sexto capitulo do livro para compreender a ciencia
  • resenha texto 8
  • RESENHA: LER E COMPREENDER OS SENTIDOS DO TEXTO
  • 51378969 Resenha Capitulo 8 Fordismo
  • Resenha do texto: ciencia e ideologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!