Resenha do Texto Humanidade e Animalidade de Tim Ingold

3232 palavras 13 páginas
Humanidade e Animalidade
Texto de Tim Ingold.

O texto faz uma abordagem acerca do que seria humanidade e os diversos conceitos que este termo abrange, sendo estes, muitas vezes, conflitantes, a ponto de que possa parecer este tema tanto extenso de mais, quanto delimitado de mais. Por exemplo, para aqueles que pensam que o homo sapiens é apenas mais uma espécie dentre tantas outras e uma espécie recente, este parece ser um assunto demasiadamente limitado. Contudo, para aqueles que entendem que estudar a humanidade significa mais do que estudar as idiossincrasias de uma espécie em particular, mas fazer uma pesquisa sobre um mundo que se multiplica interminavelmente no pensamento e criatividade dos seres humanos, parece ser impossível esgotar o tema.
Ingold entende que estas duas opiniões se fundamentam em concepções radicalmente diferentes sobre os que a humanidade é ou deveria ser. Por isso, ele pensa que a melhor maneira de definir a humanidade é estudar o modo como ela é e foi definida a partir de suas diferenças em relação aos animais. Em nosso pensamento ocidental clássico os conceitos de “animal” e “humano” estão conectados a um mundo de assimilações, emoções pré- concebidas e preconceitos. Desde os clássicos a imagem do que é o “animal” tem sido central para criação do que é o “homem” e também da imagem que este homem faz da mulher. Cada geração tem reconstruído e reafirmado a imagem de animalidade como uma deficiência daquilo que apenas os humanos teriam, como linguagem, raciocínio lógico... e, estranhamente, cada geração também refaz a “descoberta” de que os seres humanos também são animais.
Na primeira parte do artigo, Ingold analisa o que seria o homo sapiens enquanto espécie. Como reconhecer um humano? Atualmente esta pergunta não nos perturba tanto, pois com o advento das viagens rápidas e exploração ampla do mundo acreditamos conhecer todo, ou quase todo, espectro da variedade humana. Contudo, esta pergunta assolou muitos dos que nos

Relacionados

  • Museologia
    20638 palavras | 83 páginas
  • Redes Xamanicas Vers O Final
    158693 palavras | 635 páginas
  • Antropologia e Direito
    165136 palavras | 661 páginas