Resenha do livro manifesto do partido comunista
Referência bibliográfica: MARX; Karl & ENGELS; Friedrich: “MANIFESTO DO PARTIDO COMUNISTA”.
I: Burgueses e Proletários:
O livro começa mostrando que o desenvolvimento da história se deu através da luta de classe através do tempo. A grande diferença reside no fato de que a sociedade burguesa divide cada vez mais a sociedade em apenas duas classes opostas: classe dos burgueses e dos proletários. Para o desenvolvimento da burguesia precisa, cada vez, de mais mercados, para isso espalha-se por todo mundo, criando novas necessidades em diversos países e que eram satisfeitos localmente. A burguesia surgiu de dentro da sociedade feudal, que tinha em sua estrutura entraves que impossibilitavam o desenvolvimento da produção, por esse motivo caiu frente o desenvolvimento da sociedade burguesa que necessitava de livre concorrência embasada em uma organização social e política própria.
Para Marx e Engels a burguesia se desenvolveu de tal maneira que ficou descontrolada, surgem diversas crises, em especial o novo tipo a crise a de superprodução que só podem ser resolvidas ou pela destruição das forças produtivas ou pela aquisição de novos mercados e exploração mais intensa dos antigos. Surge dentro desta nova e dinâmica sociedade uma a classe do proletariado. Esses modernos operários são obrigados a vender suas forças de trabalho para a burguesia.
Deixa-se de lado o artesão com sua oficina em casa e surge o trabalhador assalariado que trabalha na indústria para garantir sua subsistência e de sua família. Com a organização cada vez maior do proletário, que se unem para fazer reivindicações, começa-se a formar uniões contra os burgueses e os choques tornam-se cada vez mais frequentes, às vezes acorrem alguns triunfos, mas o verdadeiro êxito é a união cada vez maior do proletariado, que com o tempo organiza-se em classe, em partido político. O proletariado é a única classe, de todas as outras que combatem a burguesia, verdadeiramente