Resenha do livro Idade Média O Nascimento do Ocidente Hilário Franco Jr 2014

Páginas: 6 (1367 palavras) Publicado: 28 de setembro de 2015
Universidade Federal do Rio de Janeiro – IFCS/IH 2014.1
Trabalho de História Medieval II – Professor Valtair Miranda
Aluna: Geórgia Raisa Ramos Albuquerque – DRE: 112211202

Resenha do livro Idade Média: O Nascimento do Ocidente, Hilário Franco Jr.
Pode-se perceber que hoje se encontra fácil outra visão de Idade Média mesmo ela tendorecebido uma divulgação que saía do meio acadêmico, seja pela mídia, filmes dentre outros. Não se pode deixar esse período histórico de lado, precisa-se voltar e analisar, e identificar, seus problemas para que seja possível a sua compreensão em pleno século XXI.
É necessário ver o que foi herdado desta época. De acordo com o autor, Hilário Franco Jr., existe uma intuição de Idade Média como oberço da civilização ocidental cristã. E de forma acanhada ainda se hesita admitir que estruturas modernas fossem medievais.
O autor faz em seu livro, uma reflexão sobre o contexto da Idade Média a partir do entendimento de vários períodos da História, na tentativa de contrastar as diversas concepções. A concepção do livro não segue a estrutura cronológica, e sim temático-cronológica. Cada tema(economia, política, cultura, religião, cotidiano, etc.) corresponde a um capítulo, dentro do qual o assunto é desenvolvido de forma cronológica.
Já fica latente através das palavras de Franco Júnior que, no século XX, os historiadores tentam revelar o que realmente foi a Idade Média. Há uma história medieval baseada em maior número de fontes e melhores técnicas para interpretação.
Para isso,historiadores tentam dividir essa idade em período, com certa unidade interna porém, essas subdivisões não são aceitas por todos historiadores.
As divisões são: Primeira Idade Média, Alta Idade Média, Idade Média Central, Baixa Idade Média. A Idade Média teve sua infância e adolescência (Século IV-X); sua maturidade (séculos XI-XIII) e sensibilidade (século XIV-XVI).
Demograficamente, a primeira fasemedieval foi um prolongamento da situação do Império Romano (antiguidade tardia?), cuja população conhecera um claro recuo desde o século II. Com a crescente desorganização do aparelho estatal romano, foram rareando as importações de gêneros alimentícios que tinham por séculos permitidos a existência de uma grande população urbana. As cidades começaram a se esvaziar, cada região tentou passar aproduzir tudo àquilo de que necessitasse. Tal fenômeno paradoxalmente aumentou a insegurança, pois bastava uma má colheita para que a mortalidade naquele local rapidamente se elevasse, devido às dificuldades em obter alimentos em outras regiões.
O aumento populacional tinha implicado a derrubada de grandes extensões florestais, já que a madeira era o principal combustível e material de construção.Diferentes epidemias agravavam a situação, que teve seu ponto crucial no ressurgimento da peste, então conhecida por peste negra que atingia indiferentemente a todos. No período da chamada peste negra, em 1348-1350, as perdas humanas variaram, conforme a região, de dois terços a um oitavo da população.
Do ângulo econômico, os séculos IV-X caracterizou por uma pequena produtividade agrícola eartesanal, e como consequência uma baixa disponibilidade de bens de consumo e a correspondente retração do comércio e da economia monetária. Paralelamente, existiam pequenas e médias propriedades, ainda que aos poucos elas fossem absorvidas pelas vilas. De qualquer forma, estas são mais bem conhecidas e predominavam naquele território que era o centro de gravidade de então, daí porque seja justificávelfalar em economia agrária dominial, que estava organizada em duas partes: a reserva do senhor, que era onde estava sua casa, celeiros, estábulos, moinhos, oficinas artesanais, pastos, bosques e terra cultivável. e a terra mansionada, conjunto de pequenas explorações camponesas, cada uma delas designada pelos textos a partir do século VII por mansus. Cada manso era a menor unidade produtiva e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo esquemático do livro " A Idade Média, Nascimento do Ocidente" de Hilário Franco Junior
  • Fichamento-franco jr,hilário. idade média :o nascimento do ocidente. são paulo :brasiliense, 1986.
  • Resenha "A Idade Média e o Nascimento do Ocidente"
  • Resenha: A idade Média, Nascimento do Ocidente
  • a idade media de hilario franco
  • Idade Média
  • A idade média
  • A idade média. o nascimento do ocidente.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!