Recomendacoes_projeto_sustentavel

1572 palavras 7 páginas
ASBEA
GRUPO DE TRABALHO DE SUSTENTABILIDADE.
RECOMENDAÇÕES BÁSICAS PARA PROJETOS DE ARQUITETURA .
INTRODUÇÃO
O Grupo de Trabalho de Sustentabilidade da AsBEA, às vésperas de completar seu primeiro ano de existência, e tendo recém-adquirido um status de diretoria, decidiu reunir, num texto simples e sucinto, os pontos entendidos como básicos na conceituação do que é uma obra sustentável, bem como os procedimentos mais rudimentares que levarão a uma ação em prol da redução do impacto ambiental causado pelas obras civis.
A partir da troca de conhecimentos, debates, interação com pessoas e entidades com diferentes experiências, conseguimos acumular um pequeno conhecimento que, esperamos, seja extremamente útil para os escritórios associados.
Outros trabalhos estão em andamento como o Programa para Neutralização de carbono das obras civis, o plano para a criação de uma associação para a construção do ambiente sustentável, a pasta de catálogos de materiais com bom desempenho ambiental.
A intenção da AsBEA é atuar como o mais importante interlocutor entre a sociedade, os poderes públicos, a universidade para a construção das diretrizes que nortearão os novos procedimentos da construção civil na era da sustentabilidade.
Alguns conceitos básicos devem nortear a elaboração de um projeto de arquitetura na busca de melhores condições de sustentabilidade. São eles:
1. A sustentabilidade não é um objetivo a ser alcançado, não é uma situação estanque, mas sim um processo, um caminho a ser seguido. Advém daí que a expressão correta a ser utilizada deve ser a de um projeto “mais” sustentável. Todo o trabalho nesta área é feito a partir de intenções, que são renovadas continuamente e progressivamente. Intenções estas genuínas, que devem estar verdadeiramente compromissadas com os valores do Cliente, a saber, o contratante, o usuário e a comunidade onde a obra esta inserida. Conhecer os valores do Cliente, e entender que projeto é o exercício de intenções e decisões (desígnio

Relacionados