Resenha do Livro De Recursos Humanos De Idalberto Chiavenato, Subsistema de aplicação de recursos humanos Parte IV- Pag 259 ate 309

Páginas: 15 (3735 palavras) Publicado: 24 de outubro de 2014
FACULDADES INTEGRADAS DO TAPAJÓS – FIT
NATHASHA MOURA
Resenha do Livro De Recursos Humanos De Idalberto Chiavenato
SANTARÉM-2014
FACULDADES INTEGRADAS DO TAPAJÓS – FIT
NATHASHA MOURA
Resenha do Livro De Recursos Humanos De Idalberto Chiavenato, Subsistema de aplicação de recursos humanos Parte IV
Trabalho entregue a coord. do curso serviço social das Faculdades Integradas do Tapajóscomo requisito para obtenção de nota parcial na disciplina de gestão de pessoas em serviço social Professor George
SANTARÉM-2014
Nesta parte 4 trataremos dos processos de aplicação de pessoas cobrindo 3 capítulos: Desempenho de cargos, Descrição e analise de cargos, Avaliação de desempenho humano.
Após serem recrutadas e selecionadas, as pessoas ingressam nas organizações. Esses ingressos é,portanto,restritivo e seletivo. Somente algumas pessoas tem condição de ingressar nas organizações. E a parti daí ,elas são admitidas como ocupantes de cargo. Porem as organizações procuram integrar as pessoas no seu contexto ,climatizando-as e condicionando-as através de cerimônia de inicialização e de aculturamento social as praticas e filosofia predominantes na organização e simultaneamente, de desprendimento de antigos hábitos e prejuízos arraigados e indesejados que devem ser banidos do comportamento do recém – iniciado.É a maneira pela qual a organização recebe os novos escolhidos e os integra a sua cultura,a seu contexto,a seu sistema,para que eles possam comporta-se de maneira adequada as expectativa da organização.
A SOCIALIZAÇÃO ORGANIZACIONAL
Com a socialização, onovo empregado renúncia a uma parcela de sua liberdade de ação ao ingressar na organização: ele concorda em obedecer a um horário de trabalho, a desempenho determinada atividade, a seguir a orientação de seu superior, a atender determinada regras e regulamento interno,e coisas do ramo. Assim, a organização busca induzir a adaptação do comportamento do individuo as suas necessidades e objetivo emarcando fortemente nele suas impressões digitais, trata-se de um processo biodirecional, em que cada uma das partes procura influenciar e adaptar a outra.
Os dois lados do continuum da adaptação mutua entre pessoas e organizações ,trata-se de um processo de duas mãos,em que cada uma das partes tenta influenciar e adaptara outra as suas conveniências e propósitos,o primeiros anos constitui a fasecrucial para o desenvolvimento de um relacionamento saudável entre individuo e organização.Trar-se-á de um período difícil e lento de adaptação, no qual a rotatividade de pessoal e bem mais elevada do que nos demais períodos subsequentes e em seu decorre ,o novo participante e o gerente devem aprender a se ajustar um ao outro..
METODOS PARA PROMOVER SOCIALIZAÇÃO
As organizações utilizam parapromover a socialização de membros novos e antigos ,como o trote de calouro que é feita nas escolas e universidades .Nas empresas a socialização organizacional é um processo de aplicação que visa a criação de um ambiente receptivo e favorável durante o período inicial do emprego e que envolve uma variedade de métodos.
Os cincos métodos mais utilizados são:
Planejamento do processo seletivo: Umesquema de entrevista de seleção, onde os candidatos podem conhecer seu futuro ambiente de trabalho e as atividades desenvolvida.Trata-se,antes mesmo de o candidato ser aprovado,para que se sinta como funciona a organização e como se comportam as pessoas que nela vivem.
Conteúdo inicial da tarefa: O gerente pode dar ao novo funcionário tarefas desafiadoras e capazes de proporcionar –lhe sucessono inicio da sua carreira na organização.O empregado tende a internalizar altos padrões de desempenho e expectativas positivas a respeito de recompensas resultantes de tarefas fáceis
Papel do gerente: O gerente representa para o novo empregado a imagem da organização.O gerente pode indicar um supervisor para que cuide do novo funcionário como um tutor que acompanha e orienta durante o período...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha especial
  • Subsistema de aplicação de recursos humanos
  • Recursos Humanos Livro Chiavenato
  • Resenha do livro ''o que sao recursos humanos''
  • Resenha livro o que são recursos humanos
  • Subsistema de recursos humanos
  • Subsistema e manutencão de recursos humanos
  • Subsistema de monitoração de recursos humanos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!