Resenha do Filme "Uma Noite" de Antonioni

Páginas: 2 (450 palavras) Publicado: 11 de maio de 2014
Resenha do Filme: “A Noite” de Michelangelo Antonioni
O Filme “A noite” mostra um casal, Giovanni e Lídia, vividos respectivamente por Marcelo Mastroianni e Jeanne Moreau, imergidos- imersos em umacrise existencialista, sofrendo de um vazio imenso em suas vidas, que os fazem repensar o relacionamento e seus sentimentos para com a vida.
O Filme começa com o casal chegando ao hospital paravisitar um amigo muito doente, nesse amigo podemos enxergar uma metáfora do relacionamento conjugal, que também está muito mal. Este início dá o tom do filme, ou seja, as coisas se acabam e contra issonão há muito o que fazer. Lídia, já prevendo o pior para o amigo lá internado, sai do quarto e vai andar pela cidade, uma cidade cinzenta, característica das obras de Antonioni, confusa e até muitoviolenta, essa última característica é dada pela ilustração de uma briga entre gangues.
Enquanto sua mulher passeia pela cidade, Giovanni é tomado por um sentimento de medo e angústia, pois o fim próximodo amigo, mostra uma vida frágil e efêmera, que, somado a desilusão profissional e apatia em seu casamento, forma uma bomba relógio que, por pouco, não explode logo que o escritor revê uma paciente dohospital. A paciente tenta, pela segunda vez, atrai-lo a seu quarto e, como agora está sozinho, pois da primeira vez estava com sua esposa, a moça, desta vez, quase consegue seu intento, não fossemas enfermeiras chegarem na hora H. Aliás, o filme é uma sucessão de “quase”: Quase Giovanni cai em tentação com a paciente e também quase ele fica em definitivo com Valentina, interpretada por MonicaVitti, na festa que ocupa a segunda metade do filme. Os dois se beijam, coisa que Lídia “Quase” concretiza com seu affair, Alberto. E, para finalizarmos, ainda temos uma sutil atração entre Lídia eValentina, quando essas se encontram.
No final do filme, quando o casal sai da festa já mencionada, que se passa numa mansão, a câmera mostra o imenso jardim, em uma representação característica do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha do filme A noite americana
  • Resenha do filme, meia noite em paris
  • Resenha Filme Meia noite em Paris
  • Resenha filme meia noite em Paris
  • Resenha do filme boa noite e boa sorte
  • Resenha crítica do filme Boa noite, e boa sorte
  • Resenha do filme Boa noite, boa sorte
  • Resenha do filme

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!