RESENHA DO FILME GATTACA-bioética

323 palavras 2 páginas
RESENHA DO FILME GATTACA: A EXPERIÊNCIA GENÉTICA

O filme se passa “num futuro não muito distante” onde as características genéticas podem ser excluídas ou simplesmente escolhidas para a concepção de um novo ser, ou seja, a ciência e a tecnologia dominam neste futuro.
Em GATTACA conta a história de um menino que foi concebido naturalmente, Vincent, dotado de muita inteligência, mas vítima de preconceitos e relegadas em um nível social inferior, ficando com as funções menos nobres. Vincent sempre sonhou em fazer uma viagem espacial, porém ao nascer sua análise genética mostrou que teria muitos problemas, inclusive cardíacos, e prova que é capacitado para entrar na GATTACA, para isso ele precisa se passar por Jerome, um homem de que tinha uma inteligência excepcional que fica incapacitado por um acidente que o deixa na cadeira de rodas, ao longo do filme passa então a conviver com uma comunidade onde foram projetados geneticamente para serem “perfeitos”, os que têm uma posição de “imperfeitos” são considerados inválidos para a sociedade, o que nos remete a uma perfeita Eugenia.
No filme os personagens principais tem o nome que nos leva ao tema “Genética”: Jerome = Genome/Genoma (Conteúdo Genético), Morrow = como em inglês tomorrow (Futuro), “Eugene” = Eugênio, Bem nascido (em Grego), Eugenics – Eugenia, Ciência que busca a perfeição ou melhoramento da hereditariedade (supremacia de características específicas e desejadas em dado tempo e local) e o próprio nome do filme, Gattaca = GTCA, símbolos das quatro bases químicas do DNA/ADN, guanina, timina, adenina e citosina.
Gattaca é um mundo onde o caminhar da ciência e suas descobertas e inovações não é reprovado ou analisado sob questões éticas e morais. Nesta sociedade “limpa e estéril”, há um mundo sombrio deteriorado pela falta de individualidade e liberdades individuais, onde há somente a supremacia genética.

LARISSA TRIVINHO 913.123.140

Relacionados

  • Resenha Crítica do Filme Gattaca
    707 palavras | 3 páginas
  • gattaca
    1445 palavras | 6 páginas
  • gattaca
    5498 palavras | 22 páginas
  • Metodologia
    41580 palavras | 167 páginas