Resenha do Filme Alexandria

Páginas: 6 (1369 palavras) Publicado: 8 de outubro de 2013







FACULDADE DO VALE DO JAGUARIBE - FVJ


FÁBIO DA SILVA BARBOSA











RESENHA DO FILME ALEXANDRIA




















ARACATI-CE
MARÇO, 2013




ALEXANDRIA. Direção: Alejandro Amenábar. Produção: Fernando Bovaira e Álvaro Augustin. Intérpretes: Rachel Weisz; Max Minghella; Oscar Isaac; Ashraf Barhom; Michael Lonsdale; Sammy Samir eoutros. Roteiro: Alejandro Amenábar e Matel Gil. Malta: Telecine Cinema, c2009.


Resenhado por Fábio da Silva Barbosa, bolsista integral do ProUni, acadêmico do curso de Letras da Faculdade do Vale do Jaguaribe – FVJ. email:fbgospel7s.b@gmail.com


O filme Alexandria dirigido por Alejandro Amenábar mostra a importância do pesquisar, do ato de averiguar querer saber, aquela curiosidade necessáriapara o saber científico, o questionar sempre, não aceitar passivamente a ignorância que remete ao comodismo do não informar-se. Mediante os fatos ocorridos principalmente dentro do ambiente da Biblioteca homônima do filme, os fatos seguem uma sequência de ação-reação, sempre seguindo uma sequência temporal.
No início do filme, nos créditos principiantes, explana-se que a biblioteca daquelelugar era a maior do planeta Terra e sua importância aos alexandrinos norteava-se no fato que a mesma “não era apenas um símbolo cultural, mas também religioso, um lugar onde os pagãos adoravam os seus deuses ancestrais”.
A película passa por dois momentos principais: a primeira antes da biblioteca de Alexandria ser destruída e a segunda, depois da destruição do símbolo cultural, a biblioteca dolugar. Hypatia é uma filósofa, astrônoma, ateísta que relata aos seus discípulos os ensinamentos do universo, especificamente a relação do planeta com outros astros, estrelas e planetas. Mulher formosa, atraente, não acredita em Deus, e sim, na filosofia, além do mais, é possuidora de uma inquietação instigante, que a percorre durante todo seu existir - o fato de buscar entender o mistério do centrodo universo, a dicotomia reflexiva do sistema planetário de Ptolomeu.
Experimenta, arrisca, até que Hypatia desvenda o que fica no centro do universo: o sol ou a terra? E como procede a órbita da terra? Essas questões a inquietam de uma forma que a torna uma estudiosa fanática, ao ponto de recursar-se à mesmice de ser uma mera esposa ou dona de família, focando suas forças e sua vida a filosofiae a astronomia. Ela é persistente, e estuda calorosamente, repassando seus conhecimentos de forma altamente emotiva, sábia e usando a exemplificação.
Seu escravo Davus, a acompanha em quase todos os momentos, desde o banho até suas explanações; compreende muitos dos ensinamentos da mestra de forma satisfatória. Davus é cristão, sua senhora, é pagã, e assim divide-se a crença tanto da classe deaprendizes da filósofa quanto o próprio corpo da população da província do Egito.
Orestes, também discípulo de Hypatia, apaixona-se por ela, com um amor platônico, capaz de contrariar suas próprias ideologias e valores. Pagão, em um primeiro momento, depois da destruição da biblioteca, passa-se o tempo, converteu-se ao cristianismo e também se tornou o prefeito de Alexandria, sempre guiado pelasábia filosofia de sua amada mestra. O amor e a sedução embaralhavam esse dois homens, Davus e Orestes, ambos por uma mesma pessoa, Hypatia.
A divergência entre as crenças é presente em todo o filme, essa luta de ideologias opostas, no caso do paganismo e cristianismo, e do judaísmo e cristianismo. O primeiro conflito foi oriundo dos desentendimentos dos pagãos e cristãos, uma verdadeira guerra aofio da espada. Esta guerra foi um divisor de águas, pois muitos dos que eram escravos em Alexandria eram cristãos, assim como muitos dos estudantes da filósofa, e a mestra tinha um afeto enorme por seus pupilos, ao ponto de defendê-los e procurar um termo de paz entre os vários indivíduos. Ela menciona em uma de suas falas que “mais coisas nos unem do que nos dividem, e apesar do que está...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha filme alexandria
  • Resenha do filme alexandria
  • Resenha Critica do Filme de Alexandria
  • Resenha Crítica do filme Alexandria
  • Resenha do filme alexandria
  • Resenha do filme Alexandria
  • Resenha Filme Alexandria
  • Resenha filme alexandria

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!