Resenha do curta Tolerantia

451 palavras 2 páginas
Filme: Tolerantia

Este filme nos mostra como o homem com sua sede de poder e intolerância pode se tornar cego e insensível, neste caso o poder está relacionado à força da religião.
O cenário mostrado nos remete ao homem pré-histórico.
Podemos observar que a intolerância e a busca pelo poder já vem sendo cultivada desde o início da civilização.
No decorrer do curta aparece no cenário um grande bloco de gelo e dentro dele um homem. Os raios solares sobre o bloco começam a derretê-lo e o homem então, ganha vida, e começa a se libertar da prisão em que esteve por tantos anos.Uma vez liberto e vivo, ele olha para o céu e vislumbra o sol, cujo calor o libertou do bloco de gelo, e reconhece o astro como seu “deus”.
Então, o homem resolve agradecer a seu “deus” a vida construindo para este um lugar de adoração. Começa a trabalhar incessantemente nesta empreitada empurrando e empilhando os grandes blocos de pedra.
Concluída a construção ele ergue um símbolo representativo da sua tendência ideológica e começa a adorar o seu “deus” em silêncio quando é interrompido, de repente, por uma pedra lançada que o atinge pelas costas sem chances de defesa derrubando-o.
Começa aqui a disputa pelo poder, a imposição de ideais e o modo de ver o mundo, a intolerância propriamente dita muito relacionada à religião visto que ambos os monumentos foram construídos com o intuito de adorar um “deus”.
Aparece um segundo personagem, o que lançou a pedra, ele grita, pula e aponta para o símbolo que ele construiu e que julga ser o certo a seguir.
Finalmente ambos são atingidos pelas pedras que usaram para construir os monumentos e morrem dando fim a uma guerra inútil.

O mundo atualmente, assim como no filme, anda cada vez mais intolerante. Estamos vivendo em uma sociedade bélica que agride por ser gay, mendigo, negro, branco, por ser rico, pobre, inteligente, evangélico, católico, que matam por uma fechada no trânsito, que depredam patrimônios públicos e privados porque seu time

Relacionados

  • Trabalho de Direito e Filosofia - John Locke
    11606 palavras | 47 páginas