Resenha do artigo " Utilização dos benefícios das dimensões da GPTI e os fatores críticos de sucesso para analisar implementações de Sistemas ERP

1116 palavras 5 páginas
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
DOLCI, P. C.; MAÇADA, A. C. G. Utilização dos benefícios das dimensões da GPTI e os fatores críticos de sucesso para analisar implementações de Sistemas ERP. Revista Eletrônica de Sistemas de Informação, v. 9, n. 1, p. 1-22, 2010.
Um dos desafios da implementação de um sistema ERP está em convencer as pessoas dos benefícios de ter um sistema integrado e que podem refletir nas dimensões operacionais, gerenciais, estratégicas, de infraestrutura e organizacionais do negócio. Sendo assim, a proposta do artigo é analisar os benefícios, através de um estudo de caso em três diferentes empresas de grande porte, um complexo hospitalar, uma rede de farmácias e um supermercado, associando-os com as dimensões da gestão do portfólio de TI (GTPI) e aos fatores críticos de sucesso.
A GTPI é um framework, uma linguagem e uma ferramenta que resulta em uma correlação positiva entre a quantidade investida em TI e o aumento na produtividade, que fornece meios para monitorar e gerenciar os investimentos, de forma que os benefícios, custos e riscos de investimentos individuais possam ser avaliados para determinar se eles estão ou não contribuindo significativamente para o desempenho organizacional (SCHNIEDERJANS, HAMAKER e SCHNIEDERJANS, 2004; MAIZLISH e HANDLER, 2005).
Como a GTPI fornece uma visão holística de todos os investimentos em TI, ela é necessária em empresas que possuem restrições nos recursos e que o gestor não pode investir em TI que acredite trazer mais benefícios. Existem diferentes modelos de GTPI na literatura, porém o modelo abordado no artigo é o proposto por Weill e Broadbent (1998) onde os investimentos em TI são classificados em quatro dimensões: infraestrutura de TI, transacional, informacional e estratégica.
Para o artigo a dimensão infraestrutura de TI é a base do portfólio e traz benefícios como a integração, agilidade e padronização do negócio, além de reduzir o custo da TI. A dimensão transacional

Relacionados