Resenha do Artigo Artigo “Uma Discursão Histórico-Cultural Acerca do Fenômeno da Timidez e suas Implicações no Ambiente Escolar”

859 palavras 4 páginas
Resenha do Artigo “Uma Discursão Histórico-Cultural Acerca do Fenômeno da Timidez e suas Implicações no Ambiente
Escolar”

Na busca por este assunto nota se ausência de pesquisas científicas e contribuições filosóficas sobre o mesmo, e surge a pergunta, será realmente relevante investigar mais profundamente a timidez? Estudiosos tem opiniões diferentes quanto ao que é considerado timidez e o que é fobia social, quanto às suas implicações e a forma de lidar com ela.
Um dos mais conceituados nesse assunto, Philip Zimbardo, junto com
Henderson, definem a timidez como um desconforto ou inibição vividos em situações sociais de maneira a prejudicar o sujeito em sua vida social e profissional. Os psicólogos a conceituam como um exagero no auto-foco do sujeito tímido e pode variar entre um pequeno desconforto em se relacionar socialmente, até algo mais grave como fobia social. Ressaltam que a timidez pode ser crônica, fazendo parte da personalidade do sujeito, ou disposicional, no qual os sujeitos experienciam situações de timidez, mas não a incorporam em seu auto-conceito. Uma pesquisa feita por Zimbardo nos Estados Unidos mostrou que o número de pessoas que se consideram cronicamente tímidas tem subido nos últimos anos, e afirmaram que a timidez geralmente é desencadeada por situações diversas, como presença de autoridades, interação entre pessoas de sexo oposto, ocasiões de intimidade, contato com estranhos, ações em grupos dentre outros, e que desencadeiam mudanças na esfera cognitiva, afetiva, fisiológica e comportamental do sujeito, tais como inibição e passividade, aversão ao olhar, voz baixa, pouca expressão corporal, disfluência ao falar, aceleramento cardíaco, boca seca, sudorese, náuseas, sentimentos de desmaio, pensamentos negativos, auto-avaliação negativa, perfeccionismo, ansiedade, auto-culpabilização, depressão, solidão, abatimento, tristeza, baixa autoestima, vergonha, dentre outras.
Como objetivo deste estudo é entender a timidez na sua dimensão histórica

Relacionados

  • Linguagem e produção de texto
    41139 palavras | 165 páginas
  • gramatica
    460168 palavras | 1841 páginas