Resenha Da Obra Suic Dio De Lucr Cia II

2087 palavras 9 páginas
Sumário
1. Obra
2. Dados da Obra
3. Análise da Obra
4. Sobre a Obra
5. Comparações á Obra
6. Resumo biográfico do autor
7. Bibliografia

1. Obra
Suicídio de Lucrécia

2. Dados da Obra
Título: Suicídio de Lucrécia
Autor: Guido Reni (ateliê de)
Data da Obra: 1625 – 40
Técnica: Óleo sobre a tela
Dados Biográficos: Bolonha, Itália, 1575 – 1642

3. Análise da Obra
A despeito do estado de preservação atual da obra, uma observação primária indica o uso de tons claros na representação da personagem figurada e um fundo visivelmente mais escuro, fornecendo grande contraste à imagem e conferindo destaque ao ato e à "protagonista" na cena. Apesar de possuir elementos visíveis pintados com qualidade semelhante à da figura em primeiro plano, o fundo recebe pouquíssimo destaque e menos detalhes.
No primeiro plano, a qualidade da pintura empregada é óbvia, os tecidos foram obviamente bem estudados antes da concepção da obra, desde seu comportamento sobre o tipo de iluminação utilizado até a forma como se dobra ao toque. A iluminação é aparentemente unidirecional, provinda de uma "fonte" que deveria se encontrar em algum lugar à direita superior da pintura. Apesar dessa "única fonte" o reflexo gerado pelas partes iluminadas foram levados em consideração e bem aplicados, nota-se o reflexo do cabo adornado da adaga no dedo menor da mão direita de Lucrécia assim como os reflexos da luz que atinge o tecido.
Mas de maneira geral, Lucrécia ainda é representada com características e penteado tipicamente europeus da virada do séc. XVI para o séc. XVII. A adaga em sua mão parece possuir um cabo em ouro incrustado com um enorme rubi, o que revela que se trata de um membro da aristocracia, assim como os brincos em pérola com forma de gota. Observando com mais cuidado, apesar do ato de suicídio por apunhalamento ser obviamente doloroso, Lucrecia parece pouco expressiva, assim como a jorra de sangue é mínima considerando o ponto onde a adaga aparentemente

Relacionados