Resenha da obra "1984" de George Orwell e o Pensamento liberal de John Locke

Páginas: 8 (1994 palavras) Publicado: 3 de agosto de 2013
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FACULDADE DE DIREITO








Juliana A. M.






DIREITO E PENSAMENTO POLÍTICO I :

RESENHA DA OBRA
“1984”
DE GEORGE ORWELL

E O PENSAMENTO LIBERAL
DE JOHN LOCKE






RIO DE JANEIRO, 2013

1. ÍNDICE

2. Apresentação doautor.............................................................................................................2
3. Resenha da obra “1984”..........................................................................................................3
4. Contraposição da obra ao pensamento liberal de John Locke................................................6
5. Referências bibliográficas.......................................................................................................72. APRESENTAÇÃO DO AUTOR
Eric Arthur Blair nasceu em Motihari, Índia, em 1903. Cursou uma escola da elite - Eton. Foi jornalista, ensaísta e romancista britânico. Escreveu seus principais livros sob o pseudônimo George Orwell. Trabalhou como agente de polícia em Mianmar, onde desenvolveu, então, uma aversão ao imperialismo, por seu incômodo com a profissãoao oprimir um povo estrangeiro. Relata esse período de sua vida no livro The Road to Wigan Pier. Regressou ao Reino Unido para ganhar a vida escrevendo ensaios e novelas. Se juntou ao partido POUM (Partido Operário de Unificação Marxista), milícia de tendência Trotskista em oposição a Francisco Franco Mussolini e Adolf Hitler. George Orwell foi um escritor essencialmente político, sua obra é ummanifesto de ódio ao totalitarismo, à hipocrisia, à mentira e à crueldade humana. Orwell morreu em Londres, devido à tuberculose, aos 46 anos de idade.
George Orwell é um dos representantes mais importantes da literatura distópica, ou seja, promove a vivência de uma “utopia negativa”, marcada pelo totalitarismo/autoritarismo, opressão e controle da sociedade. Ele achava que a sociedade inerte setornaria corruptível, tendo a tecnologia como uma ferramenta de controle tanto do Estado, de instituições ou mesmo de corporações.












3. RESENHA DA OBRA “1984”
A trama se passa no Império de Oceania, onde impera a ideologia do socialismo inglês, (IngSoc) - regime socialista totalitário exercido pelo Grande Irmão (Big Brother), a autoridade máxima na Pista Número 1 (nomedado à Inglaterra na obra). Todos os dias há o "Dois minutos de ódio", momento em que todos os membros do partido se reúnem para ver a propaganda que enaltece as conquistas do Grande Irmão e fortalece o sentimento de ódio aos inimigos, dando destaque ao traidor foragido Emmanuel Goldstein.
O Estado controlava a vida e as ideias dos cidadãos por meio de muitos métodos, entre eles a Novilíngua - umalíngua em construção que, quando terminada, impediria a expressão de qualquer opinião contrária a do partido. A palavra mais difundida da Novilíngua era Duplipensar, que consistia em um conceito segundo o qual é possível ao indivíduo conviver simultaneamente com duas crenças/ideias opostas, e aceitar a ambas. Tendo como exemplo o nome dos ministérios:

a) Ministério da Verdade: era responsávelpela alteração/falsificação de documentos e literatura de tempos passados, de forma que eles sempre condigam com o que o Partido dizia ser verdade na atualidade.

b) Ministério da Paz: era o responsável pela guerra. Mantinha a guerra contra os inimigos da Oceania, no caso Lestásia ou Eurásia.
A guerra, no contexto do livro é usada de forma permanente para a manutenção dos ânimos da populaçãonum “ponto ideal” e também como forma de domínio. Segundo Orwell, o objetivo da guerra não é vencer o inimigo, nem lutar por uma causa, mas, sim, manter o poder das classes mais altas, limitando o acesso à educação, à cultura e aos bens materiais das classes mais baixas. A guerra serve para destruir os bens materiais produzidos pelos pobres e para impedir que eles acumulem cultura e riqueza e se...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha livro 1984 george orwell
  • Resenha: john locke e o individualismo liberal
  • 1984: poder tirano e as ideias liberais de john locke
  • Resenha Crítica sobre o livro "1984" de George Orwell
  • Resenha Critica do livro, 1984, de George Orwell
  • 1984 (George Orwell)
  • 1984
  • Resumo 1984 George Orwell

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!